Qual é melhor nylon ou Polietileno?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A rede de proteção feita desse composto químico é mais adequada para sacadas e janelas. Já a rede de proteção feita de Poliamida, também conhecida como Nylon, é semelhante a um tecido. Ela é menos resistente às ações do tempo e não é impermeável, por isso, tem uma vida útil mais curta que a rede de Polietileno.

A rede de proteção de Polietileno é mais resistente e impermeabilizada, perfeita para janelas e sacadas. E a de Poliamida, também chamada de Nylon, é menos resistente e não é impermeabilizada, melhor para os ambientes internos da casa, como a escadaria.

As melhores telas de proteção para janelas, varandas, sacadas e piscinas são de polietileno. Esse material, conhecido como PEAD, é impermeável, tem tratamento UV e é muito resistente.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

Os rodízios de nylon são mais baratos, porém são muito mais duráveis que os rodízios de PU.

O Nylon 70 talvez seja um dos maiores e mais importantes tecidos do mundo têxtil, pois proporciona maior durabilidade e resistência as peças produzidas com ele.

Fios de Nylon são ideais para o corte de grama e vegetação pouco densa em locais que possuem obstáculos como cantos, calçadas, árvores e beiradas de muros que necessitam de um acabamento preciso.

O Nylon Ripstop pode ser impermeável, resistente à água, resistente ao fogo ou ter porosidade zero (não permite a entrada nem de ar, nem de água).

A rede de proteção feita de Polietileno tem um aspecto plástico. Ela é impermeabilizada e forte contra a ação do tempo e do desgaste. Ainda, o Polietileno tem a mesma resistência à tração que o aço, sendo sete vezes mais leve que esse material.

O polietileno é um polímero, termoplástico, muito popular por sua durabilidade e baixo custo. Sua composição química oferece muita resistência, apesar de ser um material extremamente leve. Com isso, traz ainda mais segurança para proteger crianças e animais de estimação.

O polietileno, diferente do poliamida, é impermeável (não absorve água) e contém aditivo anti UV, fator que permite maior durabilidade do material quando exposto ao sol. Já o poliamida, por ter aspecto de tecido, absorve água e poluentes.

O uso de grades de proteção de ferro ou de alumínio é a maneira mais segura para evitar quedas de crianças de janelas ou sacadas, segundo bombeiros consultados pela Folha.

As redes de proteção podem ser de Poliamida (Nylon) ou Polietileno, sendo que a rede em polietileno tem aspecto plástico e conta com alta resistência ao desgaste por ser impermeável, tendo a mesma resistência de tração que o aço, sendo ideal para sacadas e janelas.

Quanto à garantia, quase todas as empresas oferecem garantia de fábrica de três anos. Porém, as telas podem durar até sete anos. Depois disso, é necessário trocá-las.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

Normalmente o plástico de PP é muito utilizado na fabricação de brinquedos ou de sacos plásticos translúcidos e brilhosos para exposição da mercadoria interna. Já o Polietileno (PE) é mais resistente, porém não possui a mesma transparência, mas pode ser submetido a baixas temperaturas e mantém-se inalterado.

O nylon, no português náilon, é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, faz parte da classe dos polímeros e é muito usada na fabricação de roupas femininas como lingeries, roupas de banho (biquínis, maiôs).

A poliamida (nylon) é um termoplástico com cadeia linear, também pode ser classificada como plástico de engenharia.

O poliéster costuma estar presente na composição dos tecidos que mais aquecem, já que favorece o isolamento térmico das roupas e impede a troca de calor com o ambiente.