Qual é melhor IPS ou LED?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

O IPS segue um alinhamento horizontal dos cristais, fazendo com que o LED que ilumina a tela passe pelo LCD. A principal vantagem é a imagem ser mais fiel as suas cores e o ângulo de visão maior, que permite ao telespectador ver a tela de ângulos maiores e com maior distância da TV sem considerável perda de qualidade.

O que é tela IPS? A tela IPS é uma tecnologia feita de cristais líquidos que formam as imagens. Ela é uma variação de outro tipo de tela, a LCD, mas a diferença tá na forma como esses cristais tão espalhados. É assim: na tela LCD, os cristais líquidos são colocados na posição vertical.

As TVs de LCD têm baixo consumo de energia, menor desgaste da tela, tela mais fina, são leve e menor custo de manutenção. São ideais para ambientes mais iluminados. A TV de LED é uma TV LCD com iluminação traseira modificada, tornando a qualidade de imagem ainda melhor.

O IPS segue um alinhamento horizontal dos cristais, fazendo com que o LED que ilumina a tela passe pelo LCD. A principal vantagem é a imagem ser mais fiel as suas cores e o ângulo de visão maior, que permite ao telespectador ver a tela de ângulos maiores e com maior distância da TV sem considerável perda de qualidade.

Tela AMOLED vs IPS LCD: qual é o painel mais resistente
A tela IPS LCD é mais resistente, pois tem um sistema mais simplicado. Com isso, o display LCD é mais indicado para quem costuma deixar cair o celular com frequência.

Antes de tudo, o IPS é uma sigla para “in-plane switching”, que em tradução significa “comutação no plano”, sendo uma das mais avançadas tecnologias entre as telas. Ele é uma espécie de cristal líquido TFT, inserido em displays de LCD para aumentar a qualidade de imagem e projeção em telas e monitores.

A resposta é: depende do que você pretende encontrar no display. Quem procura por uma tela com boas cores e nitidez de imagem, e sem gastar mais, vai ser bem atendido pela IPS LCD. Agora, se o objetivo for contar com cores vívidas, a Super AMOLED será sua melhor opção.

Quando uma tela tem a tecnologia IPS, a posição dos cristais muda. Enquanto na TFT os cristais estão em posição vertical, as de IPS estão em posição horizontal.

LED - As telas de LED são a evolução do LCD, as telas de cristal líquido. A criação das imagens ocorre de um emissor de luz traseira, as microlâmpadas em um painel de LED, que é enviada aos cristais líquidos.

As telas de LED, por sua vez, também possuem estrutura muito semelhante às telas LCD, com a principal diferença que é a luz de fundo. Enquanto no LCD comum essa luz de fundo é mais simples, no LED, as luzes de fundo são formadas por lâmpadas LED, conhecidas por serem mais brilhantes e mais econômicas.

Além disso, é importante que você saiba que as luzes dos monitores LCD possuem uma expectativa de vida útil de aproximadamente 20.000 horas.

Caso o usuário, realize atividades que não demandem um ótima qualidade de imagem, o melhor é o use de telas LCD. O monitor de LED Full HD é indicado para aqueles que buscam qualidade visual. Na hora do jogo ou de assistir um filme em alta resolução, as diferenças são visíveis.

A evolução das telas do LCD para o LED ajudou a popularizar as TVs e monitores HD (High Definition, ou alta definição), que possuem 1280x720 pixels, ou 720p. Na sequência, surgiram as telas de altíssima definição, que alcançam o dobro da resolução HD, com 1920 pixels de resolução horizontal x 1080 linhas verticais.

Resolução Full HD
Os notebooks Full HD nada mais são do que modelos com telas de alta definição. Em outras palavras, existem mais linhas: 1920 x 1080 pixels. Após a popularidade inicial na TV, com o lançamento do HTC J Butterfly em outubro de 2011, a resolução também foi transferida para os telefones celulares.

De modo geral, o ideal é comprar um celular que possua uma tela do tipo AMOLED e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), garantindo uma economia de bateria e imagem de qualidade.

Smart TV LG 55'' 4K HDR Ativo, ThinQ AI Inteligência Artificial, Painel IPS, DTS Virtual X: component-thumbnail-objet.

Enquanto o TFT LCD tem cerca de 15% mais consumo de energia em relação ao IPS LCD, o IPS tem uma transmitância mais baixa, o que força os monitores IPS a consumir mais energia por meio de retroiluminação. TFT LCD ajuda a vida da bateria.

TVs QLED prometem mais volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais próxima do real, ainda que os tons escuros costumam ser menos intensos. As novas Smart TVs QLED já combinam a tecnologia dos pontos quânticos com Mini LEDs para disputar o mercado dos aparelhos premium.

A principal diferença entre LED, OLED e QLED é a maneira como eles produzem luz. QLED usa pontos quânticos para criar luz mais brilhante e cores mais vibrantes. Já o LED usa trilhos de luz e o OLED usa diodos orgânicos, que criam um melhor contraste e brilho do que as outras telas.

O OLED já foi a melhor tela de celular. Essa tecnologia é um avanço em relação às telas de LED. Baseada em Diodos Emissores de Luz Orgânica, essa tela conta com polímeros capazes de emitir luz própria. Por esse fato, a tela OLED possui alta fidelidade de cores.

A tela Full HD é melhor
A maioria dos notebooks disponíveis no mercado brasileiro utiliza as tecnologias TN (Twisted Nematic) ou IPS (In-Plane Switching), sendo que a o IPS é uma opção melhor por não variar a tonalidade das cores e oferecer um ângulo de visão mais amplo.