Qual é melhor hidroclorotiazida ou furosemida?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Apesar de ter um efeito diurético inferior ao da furosemida (outra classe de diurético), a hidroclorotiazida apresenta um tempo de ação mais longo, o que a torna especialmente eficaz na redução da pressão arterial a longo prazo, conforme veremos mais à frente.

Clorizin 25mg, caixa com 30 comprimidos.

Diuréticos tiazídicos
O tiazídicos são a classe de diuréticos mais indicada no tratamento da hipertensão.

Para que serve
Por sua ação diurética, a Hidroclorotiazida é utilizada no tratamento da hipertensão e distúrbios relacionados a inchaços e retenção de líquidos.

Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral e com o estômago vazio. É vantajoso tomar a dose diária de uma só vez, escolhendo-se o horário mais prático, de tal forma que não interfira no seu ritmo normal de vida, pela rapidez da diurese (desejo de urinar).

Comum: hiponatremia, hipocloremia, hipopotassemia, aumento nos níveis séricos de colesterol e ácido úrico, crises de gota e aumento no volume urinário. Incomum: tolerância à glicose diminuída; o diabetes mellitus latente pode se manifestar.

Diurit 40mg, 25 blísteres com 20 comprimidos (hospitalar)

O uso do diurético faz com que o paciente perca até 1 ou 2 quilos na primeira semana, levando à falsa impressão que o medicamento está provocando emagrecimento, quando, na verdade, ele está apenas causando uma desidratação.

O fármaco é contraindicado em caso de: Hipersensibilidade (alergia) à hidroclorotiazida ou a qualquer um dos ingredientes do medicamento. Comprometimento grave da função renal (filtração glomerular abaixo de 30 ml/min) Distúrbio hepático (do fígado) grave.

Medicamento diurético, ele promove a eliminação de líquidos por meio da urina. Ele é utilizado para o tratamento de pressão alta, de inchaços causados por problemas cardíacos e renais, assim como problemas associados à cirrose hepática.

Hidroclorotiazida é contraindicado para os pacientes com:
Com distúrbio hepático grave; Icterícia em crianças; Com distúrbio grave do equilíbrio de eletrólitos; Anúria.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Não dependa de diuréticos e não evite o consumo de água para resolver a retenção, pois ambas as estratégias tendem a piorar este problema, e não a melhorar. Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 2005N.

Com o uso crônico, como em pacientes com insuficiência cardíaca, podemos ter uma hipertrofia das células do túbulo distal, que passariam a absorver uma quantidade maior de sódio. Por isso, nesses casos, podemos associar hidroclorotiazida para conseguirmos um efeito mais intenso da medicação.

As tiazidas, incluindo a hidroclorotiazida, podem causar desequilíbrio do volume de fluidos ou eletrólitos (incluindo hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue), hiponatremia (nível baixo de sódio no sangue) e alcalose hipoclorêmica).

A posologia indicada para o tratamento é de 100 mg a 300 mg ao dia, por um período máximo de 48 horas. Não há estudos dos efeitos de Furosemida solução injetável administrado por vias não recomendadas.