Qual é melhor agachamento ou leg press?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Já os aumentos da carga de 1 repetição máxima (1RM) e de força isométrica foram similares entre os grupos. Em conjunto, os resultados sugerem que o agachamento produz uma melhor transferência para os demais movimentos do que o leg press", explicou.

Nestes casos, o leg press pode ser um ótimo substituto! Outro ponto a ser destacado é que o leg press é muito interessante para o desenvolvimento de força, quando utilizado juntamente com o agachamento. O que é fundamental em ambos os casos é a qualidade do movimento.

Mas é importante lembrar: você pode incorporar ambos no seu treino!

Além disso, o Leg Press 90° pode enfatizar mais os glúteos e isquiotibiais, dependendo da posição dos pés. Entretanto, o Leg Press 90° também trabalha com os quadríceps. A diferença é que a posição do corpo em relação à carga pode favorecer a extensão de quadril como movimento primário.

1 – Leg Press
Não se engane: o Leg Press é um excelente exercício. No entanto, ele pode ser facilmente substituído por outro exercício que é ainda melhor e mais efetivo: o agachamento!

Ele trabalha a musculatura das pernas como um todo: quadríceps, coxa, panturrilhas e glúteos. Ajudando a conquistar coxas mais grossas, durinhas e tonificadas. O que é importante não apenas para a estética, mas também para manter seu treino bem distribuído.

Para realizar o agachamento sumô e conseguir bons resultados, a dica é ter um halter ou kettlebell durante a execução. Aqui, a escolha do peso vai variar conforme a sua resistência - iniciantes podem começar com 2 ou 3kg, enquanto avançados podem apostar em 6 a 10kg.

Trata-se de um exercício bastante completo por envolver grande parte dos músculos dos membros inferiores, trabalhando com maior ênfase glúteos, quadríceps (parte da frente das coxas) e isquiotibiais (posteriores das coxas).

Mas será que incluir o agachamento no treino todos os dias é uma boa ideia? “Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente.

Quantos agachamentos por dia para engrossar as coxas? Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Um erro muito comum entre pessoas que estão treinando com o Leg Press é colocar o espaçamento dos pés muito separado um do outro. Ou então, manter os pés muito juntos. Fazer o movimento desta forma não vai te proporcionar ganhos e, além disso, existe maior risco de lesões durante a execução do movimento.

“Para esse objetivo, o número 1 dos aparelhos ergométricos é a escada, já que ela aciona de forma mais intensa os glúteos.

Embora seja possível fazer leg press todos os dias, não é aconselhável. Fazer o mesmo exercício repetidamente pode levar a lesões e fadiga muscular, o que pode impedir o progresso em seus objetivos de fitness.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Mas Sandro, como eu uso o Leg Press Horizontal no meu treino? A resposta é bem ampla. Ele é um exercício importante, mas que não precisa ser usado em todo treino ou mesmo, o ano todo. Por ser um movimento guiado, ele é mais “fácil” de ser executado.

A Cadeira extensora e flexora é um aparelho da linha Biodelta com sistema de alavancas e pesos livres que permite os dois movimentos básicos do joelho. Na extensão ativa de forma completa os quatro feixes do quadríceps. Na flexão, ativa os posteriores da coxa.