Qual é mais saudável amido de milho ou farinha de trigo?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Se você não tem nenhum tipo de intolerância ao glúten ou ao trigo, a farinha de trigo é uma alternativa mais nutritiva em relação ao amido. Isso porque ela pode oferecer proteínas, carboidratos, fibras alimentares, além de vitaminas e minerais, a depender do tipo de farinha.

Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.

farinha de arroz

A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada, já que não tem sabor ou cheiro. Pode ser usada em receitas como bolos, pães e tortas. As receitas que são feitas com a farinha de arroz são mais leves ao organismo, pois o arroz é digerido rápido.

Você pode substituir a farinha de milho por farinha de mandioca.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Informação nutricional

Porção de 20 g (1 colheres de sopa)
Quantidade por porção%VD(*)
Valor energético72 kcal4%
Carboidratos18 g6%
Sódio3,2 g0%

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Em uma porção de 100 gramas, possui 20 gramas de carboidrato e 62 calorias.

A Farinha de amêndoas é a farinha lowcarb mais utilizada!
Primeiro por ser uma das que possuem menor percentual de carboidratos, segundo por possuir um sabor mais neutro e terceiro por ter uma textura que se adapta melhor para substituição.

Pessoas que buscam uma alimentação com baixa quantidade de carboidratos não devem inserir o mingau de maizena na rotina; Se você tem diabetes, considere moderar a ingestão de amido de milho. Consumir grandes quantidades regularmente pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Se você tem diabetes ou está seguindo uma dieta com poucos carboidratos, pode moderar a ingestão de amido de milho. O ideal é limitar-se a uma ou duas colheres de sopa por receita, além de considerar substituir o amido de milho por ingredientes como araruta, amido de batata ou tapioca.

Farinha de amêndoas

1 – Farinha de amêndoas
Além de possuir um baixo índice glicêmico, ela é livre de glúten — o que é ótimo para os celíacos. Sem contar que é fonte de proteínas, fibras e gorduras boas. E versátil: vai muito bem tanto em receitas doces (cookies, muffins, bolos), quanto em salgadas (tortas, panquecas).

Farinha de arroz

Farinha de arroz
Ela possui ainda baixo índice glicêmico, minerais (magnésio, manganês e fósforo) e vitaminas do complexo B.

Farinha de amêndoa

Farinha de amêndoa
Essa é, sem dúvida, uma das mais nutritivas: rica em fibra, vitamina E (que age contra os radicais livres) e B2, magnésio e fósforo. É uma aliada na prevenção de cânceres e diabetes. Uma dica: armazene-a com cuidado, deixando-a bem fechada para evitar que adquira sabor rançoso.