Qual é mais rápido IPv4 ou IPv6?

Perguntado por: amartins6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quem é mais veloz: IPv4 ou IPv6? As redes baseadas no IPv4 utilizam configurações para organizar o compartilhamento do IP em diversos pontos finais, portanto, se esperava que o IPv6 fosse mais rápido. No entanto, o protocolo acaba sendo ligeiramente mais lento por movimentar volumes maiores de dados ao mesmo tempo.

Diferente da versão 4, o IPv6 tem uma capacidade de conectar, ao mesmo tempo, aproximadamente 340 undecilhão de endereços (imagine o número 340 seguido de 36 zeros). Isso é possível porque, em vez de usar 32 bits, o endereço IPv6 utiliza 128 bits.

Atuando em 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4. Além do maior número de combinações, o IPv6 também simplifica as atribuições de endereços e traz recursos adicionais de segurança de rede.

Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6. Portanto, ativar o IPv6 na rede já se tornou indispensável, além de, reafirmando, diminuir os custos, seja a curto, médio ou longo prazo.

No entanto, há algumas desvantagens no uso do IPv6. Uma delas é que ainda há muitos dispositivos e aplicativos que não são compatíveis com o protocolo IPv6. Além disso, a implantação do IPv6 é mais complexa do que a do IPv4, pois requer atualizações em toda a infraestrutura de rede.

A forma mais indicada para essa transição é mesmo o Dual Stack (ou “pilha dupla”). Essa tecnologia permite que dispositivos e roteadores sejam equipados com pilhas (stacks) para ambos os protocolos, IPv6 e IPv4, sendo capazes de enviar e receber os dois tipos de pacotes de dados.

Que benefícios o IPv6 traz para o usuário de internet?

  • Facilita a criação de programas de computador conectados em rede.
  • Permite maior número de dispositivos conectados.
  • Proporciona mais segurança para o usuário.

O IPv6 além de ser um protocolo que permite um número muito maior de conexões, também oferece maior segurança aos usuários, pois foi projetado para ter criptografia por toda conexão, dificultando que a conexão seja interceptada por terceiros.

Por exemplo, a T-Mobile USA tem mais de 90% de seu tráfego passando por IPv6, com a Verizon Wireless logo atrás com 82,25%. A Comcast e a AT&T têm suas redes de 63% e 65%, respectivamente, de acordo com o grupo da indústria World Ipv6 Launch.

O protocolo IPv4 tem como principal problema o fato de utilizar um número de 64 bits para definir os endereços IP, e cada dispositivo conectado à Internet precisar de 2 números únicos, o que gera falta de endereços.

Diferente da versão 4, o IPv6 tem uma capacidade de conectar, ao mesmo tempo, aproximadamente 340 undecilhão de endereços (imagine o número 340 seguido de 36 zeros). Isso é possível porque, em vez de usar 32 bits, o endereço IPv6 utiliza 128 bits.

OpenDNS

OpenDNSEndereço do servidor DNS
IPv4208.67.222.222, 208.67.220.220
IPv62620:119:35::35, 2620:119:53::53

O que é o protocolo IPV6? O Protocolo IPv6 é um protocolo de camada de rede que fornece um endereço IP único e permanente para cada dispositivo em uma rede, permitindo a comunicação com outros dispositivos na mesma rede ou em redes externas.

O IP versão 6 começou a ser desenvolvido no início da década de 1990, com o objetivo de ser a solução definitiva para o esgotamento de endereços IPs na Internet, tendo esse como o principal objetivo [10].

A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões de endereços IP, contra cerca de 3,4e+38 endereços do novo protocolo. Por que é importante um grande número de endereços? Geração nova de dispositivos tais como: PDA, telefones móveis, etc.

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

O IPv6 é uma evolução do IPv4, com uma capacidade muito maior. A constituição do IPv4 é de 32 bits e do IPv6, 128 bits. A especificação do IPv6 foi criada pelo RFC2460, em dezembro de 1998, e sua padronização aconteceu por meio do RFC8200, de julho de 2017.

O investimento em IPv6 garantirá que o negócio esteja pronto para a internet do futuro. Além disso, abrirá espaço para serviços de internet mais inovadores, robustos e eficientes. Por isso não deixe de se preparar para o IPv6 o quanto antes!

Continuar lendo O que é o IPv4 e IPv6?