Qual é mais prioritário urgência ou emergência?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

Em ocasiões de acidentes com múltiplas vítimas, o número de doentes e a gravidade das lesões são suportados pelo hospital de atendimento. Nessa situação, deve-se priorizar os pacientes com risco de vida e com traumatismos multissistêmicos.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

1o As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. Art.

A urgência se relaciona ao tempo para execução e prazo para conclusão; importância diz respeito ao valor que a tarefa em questão agregará ao negócio; prioridade acaba sendo uma mistura de ambos. Ou seja, as tarefas importantes, com menor prazo, são prioritárias.

As filas de prioridade são utilizadas em diversas situações. Por exemplo nas filas do banco existe um esquema de prioridade em que clientes preferenciais, idosos ou mulheres grávidas possuem uma mais alta prioridade de atendimento se comparados aos demais clientes.

Para isso, é utilizado um sistema de cores. A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

O atendimento prioritário é imediato, quando prestado às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, antes de qualquer outro, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento.

A pessoa mais indicada para prestar primeiros socorros é o socorrista, um profissional que foi treinado e especializado especialmente para essa finalidade, o atendimento emergencial.

Antes de qualquer procedimento de primeiro socorro, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de: manter a calma; afastar os curiosos; garantir que serviço de emergência seja chamado.

Então, como agir? Primeiro passo • Pare seu veículo em local seguro, alguns metros depois do acidente. Evite o pânico e a aglomeração. Ligue imediatamente para 193 informando endereço, ponto de referência, natureza da emergência e número de vítimas.

Atualmente, a legislação garante prioridade no atendimento a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. Com a lei sancionada, o doador de sangue terá que apresentar comprovante com validade de 120 dias para exercer a preferência.

Espera permitida é de 30 minutos, podendo chegar a 40 minutos em períodos excepcionais.

nível 1: emergente, vermelho, imediato; nível 2: muito urgente, laranja: 10 minutos; nível 3: urgente, amarelo: 60 minutos; nível 4: pouco urgente - verde: 120 minutos; nível 5: não urgente - azul: 240 minutos.

um número de prioridade da ordem maior deve resultar em um número de prioridade maior. uma ordem urgente geralmente resulta em um número de prioridade menor (maior prioridade) que nenhuma ordem urgente. um tempo maior restante normalmente resulta em um número de prioridade maior que menos tempo restante.

A palavra prioridade sobrepõe a preferência, pois indica que deve ser antes. Além de colocara aplicação da preferência. Essa diferenciação é de extrema importância, pois em muitas filas, o preferencial nem sempre é prioritário, ou melhor, o primeiro a ser atendido como cliente.

O conceito da palavra prioridade já é “o que vem antes”, ou seja, em primeiro tempo, a quem devo dar maior importância, o que escolho realizar antes, deixando as outras coisas para mais tarde ou para outras pessoas.