Qual é mais macio alcatra ou patinho?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Patinho. Embora menos macio que a alcatra, por isso mais indicado para assados ou para moer, o patinho também fica saboroso em bifes.

O acém é a maior parte da área dianteira do boi, e a mais macia, conservando textura e sabor equilibrado. O corte tem pouca gordura entremeada e, por esse motivo, muitas vezes exige a mistura com outras carnes para seu preparo.

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

O patinho é uma carne de primeira, com fibras macias e pouca gordura. É a peça mais pedida para moer. Como carne moída, o patinho serve para a preparação de diversos pratos, desde aquele refogado do dia a dia aos pratos mais elaborados e sofisticados, por isso é considerado um corte versátil.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Aproveite o suco das frutas
Na hora de deixar a carne mais macia, usar o suco de frutas como limão e laranja é uma ótima dica. O caldo das frutas não funciona apenas para churrascos, já que também se trata de uma das melhores opções para amaciar carnes de segunda, usadas principalmente em picadinhos.

“Ambos são cortes do traseiro do boi, mas enquanto a fraldinha possui uma camada maior de gordura, a maminha - retirada da alcatra - é um pouco mais magra e mais macia”, comenta a especialista em churrasco .

Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse. Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.

Patinho. Embora menos macio que a alcatra, por isso mais indicado para assados ou para moer, o patinho também fica saboroso em bifes. Fica ótimo como Bife de Caçarola ou Bracholas.

Outras opções de carne!
Outras opções de carnes que podem ser moídas são o coxão duro, coxão mole e o lagarto. Geralmente esses cortes se mantém na mesma faixa de preço do patinho. Eles também trazem ótimos resultados nas comidas típicas do dia a dia.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

A capa de filé é um corte bovino que fica acima do filé ou até mesmo entre as costelas, e é considerada carne de segunda por conter uma textura extremamente desigual e ser cheia de nervos.

Escolha da Melhor Carne para Fritar ou Grelhar
Bife de contrafilé; Bife de patinho; Bife de filé mignon. Dentre estes cortes, o filé mignon costuma ser o mais caro, porém, é a carne mais macia e saborosa, e que pode ser frita ou grelhada aí em sua casa.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.

O patinho é uma carne de primeira, com fibras macias. Pode ser utilizado para o preparo de bifes, cozidos e picadinhos. O coxão duro é uma carne de primeira, com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. O seu cozimento é lento.

Patinho Moído – Melhores carnes para ganho muscular
O patinho, devido a sua rigidez e pouca gordura, e consumido moído. Você pode fazer hambúrgueres, almondegas ou até um molho com tomates frescos. O corte, assim como outras carnes vermelhas, é rico em vitamina B12.

Aposte no vinagre
Mais uma maneira de deixar a carne suculenta é marinando-a por, ao menos, 2 horas no vinagre. Esse ingrediente, por ser mais ácido, é capaz de atuar sobre as ligações proteicas da carne, melhorando a sua textura.

É possível utilizar o bicarbonato para deixar a carne macia de duas maneiras diferentes. A primeira consiste em salpicar o bicarbonato sobre a carne e deixá-la descansar por 3 horas. Para a segunda, você pode criar uma mistura de bicarbonato com água, passá-lo sobre o corte e deixar na geladeira por 2 horas.

Esprema suco de limão sobre a carne e esfregue bastante sobre a peça. Você também pode deixá-la marinando por algumas horas antes de temperá-la e prepará-la. Se quiser, você pode conferir no TudoGostosocomo temperar a carne de 3 formas básicas.

Cozinhar a carne em excesso pode deixá-la dura e seca, enquanto que cortar a carne contra as fibras musculares também pode deixá-la mais rígida. Por isso, é importante conhecer as técnicas corretas de cozimento e corte para cada tipo de carne, a fim de garantir uma refeição deliciosa e de alta qualidade.