Qual é mais forte midazolam ou diazepam?

Perguntado por: isilveira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

CONCLUSÃO: O midazolam foi associado a maior efeito sedativo e cardiovascular enquanto o diazepam causou menor efeito sedativo e cardiovascular.

Dormonid® comprimidos de 7,5 mg e 15 mg contém maleato de midazolam equivalente a 7,5 mg e 15 mg de midazolam, respectivamente. Midazolam é um agente sedativo potente que requer administração lenta e individualização da dose.

Qual a dosagem máxima de diazepam? Para adultos, a dose máxima de diazepam varia entre 5 e 10mg. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode-se atingir 20 mg.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Um dos benzodiazepínicos mais utilizados, o clonazepam, o famoso Rivotril® é um remédio para dormir que tem efeito tranquilizante e sedativo. Com isso, ajuda no relaxamento muscular e no término de crises convulsivas.

Em termos de comparação, 0,25 mg de clonazepam equivalem a 5mg de diazepam. Mas os dois medicamentos apresentam semelhança em sua potência quando usados no tratamento de ansiedades, convulsões e transtorno do pânico.

O maleato de midazolam pertence a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepinas. Este medicamento apresenta efeito sedativo e indutor do sono muito rápido, de grande intensidade. Também exerce efeito contra ansiedade e convulsões e é relaxante muscular.

Não havendo a disponibilidade de dexmedetomidina, o propofol surge como a alternativa mais adequada. O uso do midazolam deve ser evitado em casos que necessitem de sedação leve.

- Conclusão – O estudo mostra que não houve diferenças significativas entre os grupos do zolpidem e do midazolam, quanto a qualidade do sono, porém houve diferença quanto ao escore de sedação de Ramsay, onde o midazolam obteve escores mais elevados.

Os efeitos do midazolam podem ser revertidos com flumazenil, um antagonista benzodiazepínico competitivo.

5 -10 mg. Dependendo da gravidade dos sintomas, 5 - 20 mg/dia. Cada dose oral para adultos não deve normalmente ser superior a 10 mg.

Além disso, o médico é o responsável por indicar a dosagem do Diazepam (que normalmente varia entre 5 e 10 mg) e o período de consumo. Afinal, ao tomar a dosagem inadequada, ele pode não fazer efeito e/ou prejudicar a saúde do paciente, principalmente se tomado por muito tempo.

A superdose de benzodiazepínicos, em geral, se manifesta por depressão do sistema nervoso central, em graus variáveis, desde sonolência, ataxia (falta de coordenação motora), disartria (dificuldades na fala) e nistagmo (movimentos anormais dos olhos).

Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

Quais tipos de medicamento podem induzir o sono? Os medicamentos mais utilizados para induzir o sono são os antidepressivos e os hipnóticos. Os antidepressivos, como os benzodiazepínicos, têm meia-vida mais longa, podendo causar sonolência excessiva no dia seguinte, a hipersonia.

CONCLUSÃO: O midazolam foi associado a maior efeito sedativo e cardiovascular enquanto o diazepam causou menor efeito sedativo e cardiovascular. A clonidina e o diazepam tiveram efeitos semelhantes na PA, na FC e na sedação.

Devido a curta permanência do midazolam no organismo, o Dormire® pode ser administrado a qualquer hora, desde que o paciente se assegure de que não será perturbado durante as 4 horas seguintes. Desta maneira, não há receio da ocorrência de efeitos residuais ao despertar.

Dentre os medicamentos utilizados como sedativos na UTI temos os Analgésicos opióides (morfina, fentanil), e os agentes Hipnóticos-sedativos da classe dos Benzodiazepínicos (Alprazolam, Bromazepan, Clobazam, Clonazepam, Clordiazepóxido, Cloxazolam, Diazepam, Flurazepam, Flunitrazepam, Lorazepam, Midazolam, Zoplicone, ...

O boa noite cinderela, também conhecido por “rape drugs” (drogas de estupro), é o nome dado a um golpe no qual um sujeito, geralmente simpático e de boa aparência coloca um coquetel de drogas, como o ácido gama-hidroxibutírico, juntamente à bebida de outra pessoa.