Qual é mais forte gostar ou amar?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

O amor é uma emoção mais profunda e duradoura do que o gostar. Quando amamos alguém, sentimos uma conexão profunda e emocional com essa pessoa. O amor é uma emoção que não depende de circunstâncias ou eventos específicos.

Apesar de serem diferentes, amar e gostar se complementam
Com a convivência, passamos a gostar do jeito daquela pessoa e, a partir de um tempo de relação, o amor pode (ou não) chegar. Ademais, amar e gostar não são completamente opostos, mesmo que um não leve necessariamente ao outro.

Mais forte do que o verbo amar, é o verbo permanecer.

O amor independe de suas características individuais. É o mais absurdo mistério da vida, por isso que muitos se enxergam amaldiçoados pelo amor, dominados pelo amor e não entendem como são ligados por alguém totalmente diferente e que até lhe faz mal.

O que é Eu te amo:
Normalmente, quando a frase "eu te amo" é trocada por um casal, significa que sentem o amor verdadeiro e que partilham o desejo de estarem sempre juntos.

Gostar é sentir-se bem ao lado de alguém, é ter amizade, ter afeição, ter afinidade por uma determinada pessoa. É estimar a si próprio. Gostar é achar bom o gosto ou o sabor de determinados alimentos.

Apenas quem não conheceu ainda o Evangelho é que pensa que não gostar implica em não amar. O amor por quem não se gosta não carrega nenhum prazer, e, por vezes, vem cheio de enfrentamento e denuncia, como se vê nas práticas de Jesus! “Ai de vós fariseus” [Mt 23] – é uma fala de um amor desgostado, mas é amor!

Amar intensamente uma pessoa jamais será um problema por si só. Em algumas situações, como o amor materno, esse sentimento pode levar a sacrifícios pessoais. O amor fraterno ou conjugal pode levar um indivíduo a doar um órgão para a pessoa amada. Tudo isso ocorre sem que saia da esfera da normalidade.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Uma paixão pode virar amor, assim como pode virar obsessão, ou virar... nada! Continuar paixão, assim mesmo, sem razão de ser, porém não menos importante. O amor também pode começar de uma hora para outra e continuar evoluindo e se firmando a cada gesto, a cada palavra do outro.

SIM, AMAR É UMA CAPACIDADE APRENDIDA. Há crianças que realmente interromperam o desenvolvimento da capacidade de amar, mas também há adultos com um bloqueio na capacidade de amar.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Depois do 'gostar', o 'desgostar', a aversão – pelo simples motivo de ser trocado (a) – pode originar uma sucessão de atitudes que se denomina perseguição obsessiva. Então, caro leitor, como pode ver, 'gostar' é sinónimo de insegurança, imaturidade, ciúme, desejo de propriedade, comoção negativa.

Embora muitos indivíduos se sintam plenamente felizes com a ideia de uma única alma gêmea, amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo é possível. No entanto, essa situação pode ser bastante confusa, principalmente quando já estamos em um relacionamento com alguém.

Essas dessemelhanças de forma bem simples e resumida são essas: gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto; gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.

Podemos amar a mesma pessoa de várias formas e com intencidade diferentes, dependendo da situação e época de nossas vidas. Tive alguns pacientes que vieram a terapia falando não amar mais o companheiro(a) e após algum tempo de terapia a pessoa volta a enxergar de outra forma a situação.

Sarah é atriz. Ela está acostumada a interpretar papéis e projetar emoções.

Uma dessas passagens está em Primeira Coríntios, capítulo 13, do versículo 4 ao 7: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Um Código 143 é simplesmente dizer 'eu te amo' muito rapidamente em um novo relacionamento. Estranhamente, a origem vem do número de letras em cada palavra (do inglês), portanto: (1) I; (4) love; e (3) you.