Qual é mais forte dexametasona ou prednisona?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides.

têm demonstrado eficácia idêntica dos corticóides (prednisona, metilprednisolona e dexametasona) por via EV, IM ou oral. A dexametasona tem o início de ação semelhante ao da prednisolona, é potente e com a vantagem de uma duração mais longa (meia-vida de 24 a 36h) o que diminui o risco de recaída.

RedesFito - Planta da família do girassol possui efeito similar ao da dexametasona.

Quanto tempo demora para fazer efeito? O efeito máximo demora cerca de uma a duas horas e a duração da ação é de aproximadamente 2,75 dias.

Dexametasona 4mg é um medicamento glicocorticoide sintético com potentes efeitos anti-inflamatórios, indicado para o tratamento de processos alérgicos e inflamatórios e outras doenças.

A dexametasona é uma opção de medicamento para alergias respiratórias que não respondem ao tratamento convencional. Dentre essas sensibilidades estão a asma e a rinite alérgica. Além dos pulmões, outros órgãos atendidos pelo medicamento são os olhos, a pele e as articulações.

O uso prolongado de prednisona pode causar: catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças); glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus. Entre em contato com o seu médico caso desenvolva uma visão turva ou outros distúrbios visuais.

Para maior exatidão dar 0,5 mg de Dexametasona por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas.

Dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.

As doses podem ser administradas duas, três ou quatro vezes por dia.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

Resultados de eficácia
Concluiu-se que crianças com faringite moderada a grave tiveram início mais precoce do alívio da dor e menor tempo de dor de garganta quando administrada dexametasona oral.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre.

A dexametasona oral (dose única de 10 mg para adultos e 0,6 mg/kg, máximo de 10 mg para crianças) foi a intervenção mais comum (cinco estudos) seguida de injeção intramuscular de dexametasona de dose única (três estudos).

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias.
Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.

Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose. Sendo que quanto mais longo foi o tratamento, mais vai demorar para que os efeitos colaterais desapareçam.

Eles têm uma ação anti-inflamatória devido a inibição da Fosfolipase A2, resultando na inibição de toda a cascata do ácido aracdônico, impedindo a formação da prostaglandina, tromboxano e dos leucotrienos.

“Não obstante ser um medicamento que deve ser ministrado com o devido acompanhamento clínico dos pacientes, a dexametasona atualmente não tem a sua venda controlada, ou seja, pode ser adquirido em qualquer farmácia mesmo sem uma receita médica”, observa a deputada.

A autoadministração deste medicamento, assim como em outras situações de automedicação, pode ser acompanhada de graves efeitos adversos e riscos a vida, particularmente em pacientes dos grupos de risco da Covid-19, como os indivíduos com Diabetes Mellitus, hipertensão arterial e doenças cardíacas.

A dexametasona tem uma meia vida de 3 a 4 dias, sendo assim já não está mais na corrente sanguínea.