Qual é mais formal tu ou você?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

O português moderno permite que se escolha livremente entre tratá-lo por tu ou por você. Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

O português moderno permite que se escolha livremente entre tratá-lo por tu ou por você. Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3.

É uma gíria semelhante a "E aí". Forma de cumprimentar alguém.

Se o sujeito for “tu”, o verbo tem que concordar com a segunda pessoa, o pronome oblíquo será “te”, e os pronomes possessivos devem ser “teu”, “tua”, “teus” ou “tuas”.

O pronome tú é informal, ou seja, pode ser usado com amigos, colegas e membros da família. Usted é formal e seu uso é mais comum em situações de trabalho, relações médico-paciente ou entrevistas.

Os dados obtidos também mostraram que o uso do pronome tu está perdendo lugar para o uso do pronome você, porém ainda permanece na língua habitando o espaço da 2ª pessoa do singular.

a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.

No dialeto carioca, tem havido um ressurgimento do uso de tu como índice de segunda pessoa, ao lado do índice mais comum no Brasil, você. Esse uso acontece principalmente entre homens jovens (com menos de 30 anos), no contexto de discurso informal e como marca enfática (uma vez que você é tido como forma não-marcada).

Formas populares: 4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. Formas antigas: 5 vossemecê, vosmecê, vossa mercê.

O pronome regido pela preposição entre deve aparecer na forma oblíqua. Assim, é correto dizerentre mim e ele, entre ela e ti, entre mim e ti.

3) Mistura dos pronomes “tu” e “você”
Para quem trabalha com produção de conteúdo para a web, o mais indicado é utilizar sempre a forma “você”, já que o “tu” traz uma ideia de regionalismo que não é adequada para textos que atingem um público geral.

Se for muito formal, o melhor é um “obrigado”. Se for mais ou menos, um “abraço” pode ser ok.

Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas. Deve ser utilizada quando nos dirigimos a autoridades, superiores hierárquicos ou grandes públicos.

pronome Designa a pessoa a quem se fala e/ou se escreve; podendo funcionar como sujeito (tu és linda) ou como predicativo (o autor do livro és tu). [Gramática] Segunda Pessoa do Singular. substantivo masculino [Portugal] Forma de tratamento: vivi em Portugal, mas não me acostumei com o tu.