Qual é mais econômico Split ou inverter?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os modelos split são fabricados em duas diferentes tecnologias: convencional e inverter. O modelo inverter é a opção de um ar-condicionado mais econômico, pois não fica ligando e desligando o compressor.

O ar-condicionado inverter é o tipo que mais economiza energia, com uma economia de até 60% quando comparado aos modelos sem essa tecnologia.

Qual gasta menos Inverter ou Dual Inverter? Como falamos, o ar-condicionado split Inverter gera uma economia de até 40% em comparação com um split convencional novo. Já o ar-condicionado Dual Inverter garante uma economia de até 70% na conta de luz. Com isso, o ar-condicionado mais econômico é o Dual Inverter.

Consumo de energia: 295 kWh/ano. O segundo ar-condicionado 9000 BTUs mais econômico é o Split Eco Garden Gree. Além de muita eficiência energética, é um aparelho com destaque na sua estrutura.

220v

De uma forma geral, os aparelhos mais antigos consomem mais energia por terem peças de tecnologia ultrapassada. Um modo simples de observar a economia dos aparelhos modernos é verificar o selo PROCEL de eficiência energética. Todo mundo, um dia, escutou que ar-condicionado em 220v é mais econômico que em 110v.

22,8 kWh/mês

Conforme o INMETRO, com base em uma hora de uso por dia, durante todos os dias no mês, o consumo do Dual Inverter da LG de 12.000 BTUs é de 22,8 kWh/mês.

Economia de energia
Por isso o ar-condicionado Inverter é ótimo, com a sua capacidade de modificar a velocidade do motor compressor, ele nunca desliga completamente e se mantém numa velocidade mais baixa conforme a temperatura do ambiente, então não consome tanta energia na hora de ligar, por exemplo.

A inovação está no sistema: enquanto o compressor do aparelho convencional liga e desliga durante o funcionamento, o compressor do ar Inverter nunca desliga completamente. Isso evita picos de energia e, por consequência, diminui a sua conta de luz. Os modelos mais modernos podem economizar até 40%!

Cálculo de acordo com o exemplo: KW/h = 800 Watts x 8 horas x 30 dias / 1000 = 192 KWh/mês; Consumo em R$: 192 KWh/mês x 0,40 = 76,8. Ou seja, nesse caso, o consumo do seu ar-condicionado é de R$76,80 por mês.

Isso significa que um ar-condicionado de 12.000 BTUs consome a mesma quantidade de energia, independentemente de ser 110v ou 220v. É importante notar que os ar-condicionados 110v são geralmente menores e de menor potência, portanto podem ser mais econômicos em termos de consumo de energia.

Se você está procurando um ar-condicionado mais em conta, será muito bem atendido pelo ar janela. Mas, se procura por um produto tecnológico, o split é o mais indicado, sendo o modelo inverter o mais econômico da categoria.

Ar-Condicionado Split 12000 BTUs Ligado 24 horas
Conforme o manual, ele tem um consumo de 22,8 kWh/mês.

É certo que um aparelho de ar-condicionado gasta mais luz do que um ventilador, mas ele oferece uma série de benefícios e comodidades que podem valer a pena. Os dois tipos de aparelhos que têm finalidades semelhantes, mas funcionam de maneiras muito diferentes.

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect. Comparando os modelos de aparelhos de ar-condicionado de 9000 BTUs mais populares do mercado, a média de consumo fica entre 17,1 kWh e 17,6 kWh.

O melhor ar-condicionado Split da nossa lista é o LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano. Ele é o modelo mais mais moderno da LG e tem como diferencial a filtragem em quatro etapas, com destaque para a tecnologia UV Nano.

Regule a temperatura
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar-condicionado doméstico é de 23ºC. Isso porque, além de proporcionar um bom conforto térmico, o aparelho consome menos energia do que quando colocado em baixas temperaturas.

Usar o aparelho em 23ºC ou 24ºC pode significar uma economia significativa e o mesmo conforto que se alcança quando o ar está em 18°C ou 20ºC.

Menor consumo de energia
Porém, a função ventilador pode corresponder a apenas uma parte desse valor, já que não envolve o uso do equipamento no modo refrigeração. Além disso, se comparado a certos ventiladores tradicionais, o ar-condicionado nesse modo também pode sair mais barato.

Os modelos Inverter de ar-condicionado consomem ainda menos energia do que aparelho convencionas (on/off), por causa do seu sistema inovador de rotação do compressor. O ar-condicionado causa um real conforto térmico e é possível escolher a temperatura exata desejada no ambiente.