Qual é maior a lula colossal ou a lula gigante?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A lula colossal é o maior invertebrado existente na Terra. Essa espécie vive nas profundezas dos oceanos e podem atingir até 15 metros de comprimento. Existe ainda outra espécie de lula, conhecida como lula gigante que é um pouco menor que a lula colossal, podendo chegar até os 13 metros de comprimento.

A lula gigante (Architeuthis dux) é a lula mais longa, e a lula colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) é a mais pesada.

13 metros de comprimento

A lula gigante é o maior invertebrado do mundo e pode chegar a 13 metros de comprimento.

A vantagem das lulas gigantes: a carne delas têm espessura mais grossa e concentram mais gordura, o que se traduz em sabor mais intenso e mais suculência. Servido como niguiri acrescido de ovas de massago, cebolinha e flor de sal, a lula gigante custa 28 reais (a opção trufada sai a 32 reais).

Enquanto o polvo tem uma consistência e maciez maior, por exemplo, a lula é mais elástica. Já quando o assunto é sabor, a lula contém mais leveza, ao passo que o polvo tem gosto mais forte e acentuado.

Curiosidades. O polvo-gigante-do-Pacífico é o maior de todos os polvos, podendo atingir uns impressionantes nove metros entre as pontas dos braços e 250 quilogramas.

De acordo com as observações, alimentam-se de peixes médios e camarões que abundam nas profundidades do oceano, entre 250 e 3000 metros de profundidade. Quando o alimento é escasso, começam a comer outras lulas, menores, e inclusive outras de sua mesma espécie.

cachalote

Seus únicos predadores são o cachalote e seus congêneres. Os olhos da lula gigante medem entre 25 e 30 centímetros de diâmetro, sendo considerados os maiores do reino animal. Eles possuem uma retina muito sensível que serve para detectar seu maior predador, o cachalote.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

Lula da Silva, o candidato a presidente mais votado da história do país.

A lula gigante vive aparentemente em profundezas entre os 400 e os 1.500 metros sob a superfície do mar, onde a pressão é muito elevada e a luz do sol praticamente inexistente.

Dentre as 300 espécies de lulas, as subordens myopsida e oegopsida são as principais. As espécies da subordem myopsida têm os tentáculos diferentes. Ao invés de ganchos, seus tentáculos têm ventosas, e seus olhos são cobertos por uma transparente membrana. Vivem em águas rasas.

A lula colossal foi identificado pela primeira vez em 1925, quando dois braços do bicho foram encontrados no estômago de um cachalote. Em 1981, uma traineira russa capturou uma fêmea jovem, com redes de pesca, também na Antártida. O exemplar tinha "apenas" 4 metros de comprimento.

Animal de 10 metros de comprimento pesa 495 quilos, 150 a mais que o espécime descoberto em 2003 e que era considerado o maior do mundo.