Qual é diferença entre atacado e varejo?

Perguntado por: lpereira5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A principal diferença entre varejo e atacado é o público-alvo de cada modelo de negócio. Isto é: varejo: venda para o consumidor-final, pessoa física; atacado: venda para pessoa jurídica e empresas.

Atacado é o tipo de comércio cujo público-alvo são outras empresas ou instituições, isto é, pessoas jurídicas. O comércio atacadista é, portanto, realizado entre duas empresas e não entre empresa e consumidor final, como é o caso do varejo.

O que é uma compra no varejo? O varejo é um modelo de negócio que comercializa produtos em pequena escala, apresentando menor volume de vendas do que o atacado. Por isso, o valor de um produto no comércio varejista é mais elevado. Ou seja, essa é uma forma de comércio voltada para pessoa física, o consumidor final.

Por definição, o varejo é a venda de bens ou serviços de uma empresa a um consumidor para uso próprio. Uma transação de varejo lida com pequenas quantidades de mercadorias, enquanto o atacado lida com a compra de mercadorias em larga escala.

Se você comercializa produtos físicos e o público-alvo do seu empreendimento é o consumidor final, você deve investir em varejo. Nesse modelo, além de vender mais vezes, é possível ter um grande número de clientes. Em um comércio varejista, os clientes costumam comprar poucas unidades de uma gama de produtos.

Afinal de contas, essa atividade é mesmo legal? Na prática, sim. Isso ocorre porque, apesar das diferenças entre o comércio atacadista e varejista, uma mesma organização pode vender a sua produção nas duas modalidades.

Pricing é a palavra em inglês para “precificação”. O termo vem sendo usado para falar do conjunto de estratégias que definem o valor de um produto. Assim, o preço na etiqueta é resultado de cálculos e análises de dados, considerando perfis de consumo, custos, categorias e concorrência.

Varejo é considerado o tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, sem intermediários, e onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades. Um mercado de varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são proporcionais a demanda dos consumidores finais.

O atacado fornece produtos em grandes quantidades, geralmente para revenda, enquanto o varejo vende em menor quantidade, mas diretamente ao público alvo. Juntos, estes modelos de comércio suprem as diferentes demandas do mercado e movimentam a economia.

Comprar no atacado permite que você economize dinheiro ao adquirir itens em grandes quantidades. Comprar em quantidades maiores pode significar descontos significativos, o que pode ajudar a poupar dinheiro.

Agora listamos aqui os produtos mais procurados pelas pessoas no varejo e que não podem faltar nas prateleiras de uma loja de varejo.

  • 1) Fantasias. ...
  • 3) Vestuário. ...
  • 4) Eletrônicos. ...
  • 5) Cama, mesa e banho. ...
  • 6) Brinquedos. ...
  • 7) Utilidades domésticas. ...
  • 8) Bijuterias.

Um atacadista é uma empresa que realiza esse tipo de negócio e vende produtos a granel ou em grandes pedidos para vários varejistas. Atacadistas compram produtos de um fabricante a um preço com desconto e depois os vendem a um varejista por um preço mais alto, para que sejam reembalados e vendidos ao consumidor final.

Essa é uma modalidade de negócio em que as empresas vendem de forma direta para o cliente. Nessa categoria, a comercialização de produtos é feita por um ponto de contato como um site ou uma loja física. Além disso, o comércio varejista conta com processos sistematizados, a fim de atender bem às demandas dos clientes.

O Grupo Carrefour Brasil lidera a lista das maiores empresas varejistas brasileiras, segundo o Ranking Ibevar-FIA. Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões, a varejista de origem francesa lidera a lista das 120 organizações que compõem a edição 2022, que avalia dados de 2021.

Vantagens e desvantagens do atacado
Já as suas desvantagens, giram em torno, justamente da quantidade adquirida de um mesmo produto. Veja, caso o produto não possua uma durabilidade muito grande, ele pode se desgastar e perder valor, isso sem falar com o despendido na estrutura do estoque que guardará essa mercadoria.

Uma loja física muitas vezes possui o custo de aluguel do espaço, energia elétrica, água, encargos, funcionários além de quando há um vendedor há uma comissão em cima da venda, essa é a principal razão dos preços serem mais altos.