Qual é cabo Ethernet mais usado para conectar um host a um switch?

Perguntado por: icaetano7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Um cabo de conexão direta via RJ-45 é usado em estações finais, roteadores ou servidores para conexão a um switch ou hub. Um cabo Ethernet do tipo Philips é usado para conexões entre switches ou hup a switch.

Cabeamento de Cobre
O par trançado blindado (STP) fornece uma proteção contra ruídos melhor do que o cabeamento UTP. No entanto, em comparação ao cabo UTP, o cabo STP é significativamente mais caro e difícil de instalar. Como o cabo UTP, o STP usa um conector RJ-45.

Os adaptadores Intel® Ethernet possuem um pequeno conector RJ45 de encaixe. O cabeamento RJ45 também é conhecido como Ethernet de par trançado (TPE), par trançado sem blindagem (UTP), e cabeamento 10BASE-T. O tipo de cabeamento que você deve usar depende do seu adaptador.

O switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. Bem, a melhor maneira de entender o funcionamento do Switch é considerá-lo como uma evolução do HUB.

O CAT6 é o cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, considerado o cabo mais duro e menos flexível. As transmissões pelo CAT6 atingem velocidades de até 10Gbps em até 100 metros. Este cabo é indicado para empresas que dependem de grandes velocidades de transmissão e do mínimo de interferência.

Combina as técnicas de blindagem, cancelamento e trançamento de fios. Reduz o ruído elétrico dentro dos cabos (diafonia), ruídos eletrônicos externos dos cabos, por exemplo a interferência eletromagnética (EMI) e interferência da frequência de rádio (RFI).

CAT5 / CAT5e / CAT6
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz.

Quando um nível adicional de proteção contra interferências é desejado, o cabo de par trançado pode ter uma blindagem, sendo chamado de STP (Shielded Twisted Pair, ou par trançado com blindagem).

Os cabos sem blindagem são chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair, que significa, literalmente, "cabo de par trançado sem blindagem"). Os cabos blindados, por sua vez, se dividem em três categorias: FTP, STP e SSTP. Quanto maior for o nível de interferência, mais vantajosa será a instalação de cabos blindados.

Além da velocidade de transmissão, a alta qualidade também é uma das vantagens dos cabos UTP. Os pares de fio de cobre trançados são cobertos por uma capa, que protege a transmissão de dados contra interferência e contra o seu rompimento acidental.

7 tipos de cabo de rede para conhecer e principais características

  • Cabo coaxial. Quando o assunto é transmissão de sinais, o cabo coaxial figura entre os principais. ...
  • Cabo de rede par trançado blindado. ...
  • Cabo de rede par trançado não blindado. ...
  • Fibra óptica. ...
  • Cabo serial e paralelo. ...
  • USB. ...
  • Cabo de rede crossover.

Aplicação: A maior diferença entre esses dois está em onde eles são realmente usados. O conector RJ45 é usado em redes, onde você conecta computadores ou outros elementos de rede entre si, enquanto RJ11 é o conector de cabo que está sendo usado em aparelhos telefônicos, ADSL e cabos de modem, etc.

Os cabos CAT5e e CAT6 são mais robustos e resistentes a interferências, por conta de seu entrançado mais forte e justo. O cabo de rede CAT6 pode atingir velocidades de até 1 GB/s. Sendo assim, considere adquirir esses modelos e cabos para ter conexões com mais qualidade e durabilidade.

Base do console Nintendo Switch com porta LAN
Porta LAN com fio (cabo LAN vendido separadamente.)

Os cabos de rede dos servidores merecem destaque portanto uma cor como laranja ou verde cairia bem para eles, uma vez que eles podem estar conectados entre as portas 2 e 5 dos switches e esta cor não interferiria na cor cinza dos cabos das impressoras que estariam bem ao lado.

Existem dois tipos de Switch, basicamente: gerenciável e não-gerenciável. Cada um desses modelos de switch tem suas características, usos, vantagens e desvantagens. Confira um pouco mais sobre o funcionamento de cada um.

A forma mais simples e usual de conectar switches é fazer o cascateamento, em inglês “Daisy Chain”, que nada mais é que conectar um switch a outro para formar um conjunto de switches utilizando portas de LAN, muitas vezes chamadas de Uplink, conforme ilustração a seguir.

Usando Base do Nintendo Switch com porta LAN

  1. Abra a tampa traseira da base. Parte traseira da base do Nintendo Switch com porta LAN (modelo No. ...
  2. Conecte o plugue USB do adaptador AC ao terminal superior da base, identificado por AC Adapter, e feche a tampa.