Qual é as características de um texto dramático?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.

O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens. Serve, com frequência, o teatro, que tem como objetivo específico a representação e o espetáculo.

Os principais gêneros dramáticos conhecidos e encenados são: Tragédia, tragicomédia e o drama.

O texto dramático é focado na segunda pessoa do discurso, isto é, no "tu" e no "vós". Assim, a ênfase não é na subjetividade, ou seja, na primeira pessoa do discurso, como indica o item I. Outra característica do gênero dramático é a presença de rubricas, isto é, indicações cênicas no texto.

A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Resposta: Peça teatral que visa criticar os defeitos humanos e da sociedade através da exploração de situações ridículas e cômicas do cotidiano.

Dramático é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que está relacionado ao drama, ou seja, a uma ação comovente e que envolve sofrimento ou aflição. Ser dramático é ser exagerado nas suas queixas, é fazer drama, é ser angustiante, é tornar comoventes seus relatos, é tentar enternecer e sensibilizar o outro.

O texto dramático é geralmente escrito para ser encenado, o que significa que a ação é expressa por meio das falas e movimentos dos personagens em um palco. A finalidade do texto dramático é entreter e provocar emoções no público, seja por meio da comédia, tragédia, drama ou suspense.

O gênero dramático talvez seja o estilo mais presente no nosso dia a dia, porque ele não está somente nos livros. Ele está nos palcos dos teatros e nas telas de tv e cinema, sendo encenado inclusive para quem torce o nariz para leitura.

O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo. de cenário e/ou de personagens.

Os filmes dramáticos, por exemplo, procuram uma resposta emotiva no público; para o efeito, as cenas são comovedoras, com personagens que sofrem grandes problemas ou que vivem conflitos passionais. Regra geral, o drama centra-se no amor e nas suas possíveis consequências trágicas.

Gênero Dramático – Modalidades
Tragédia: é a representação de um fato trágico, apto a suscitar compaixão e terror. Comedia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.

Resposta: Os elementos básicos da construção do texto teatral são: personagens, cenário, diálogos, ações, conflitos, tema, estrutura narrativa, tempo e espaço.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.