Qual é a zona do ABC?

Perguntado por: ivarela6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O Grande ABC está inserido a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo e é composto por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A Zona Sudeste da Grande São Paulo, mais conhecida como ABC Paulista, Região do Grande ABC, ABC, ABCD ou ainda ABCDMRR é uma região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo, parte da Região Metropolitana de São Paulo, porém com identidade própria.

Pertence a Zona Sudeste da Grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011 e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI), e também à região não-oficial do Grande ABC.

São elas: Centro; Centro histórico; Centro-Sul; Leste 1; Leste 2; Nordeste; Noroeste; Norte ; Oeste; Sudeste; Sudoeste e Sul.

São Bernardo do Campo é um município do estado de São Paulo localizado no sudeste da Grande São Paulo. A cidade faz parte do chamado Grande ABC, região composta pelas cidades de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além da própria SBC.

a Zona Leste de São Paulo é uma região que engloba as subprefeituras: Cidade Líder , Engenheiro Goulart, Guaianases, Iguatemi, Itaquera, José Bonifácio, Mooca, Parque São Rafael, Penha, Vila Curuçá, Vila Prudente e Vila Ré.

Sub-Região Sudeste da Grande São Paulo
Desta forma os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, juntamente com os bairros da Zona Sudeste do município de São Paulo passam a formar a Zona Sudeste da Grande São Paulo.

São Bernardo

No ABC, São Bernardo é a cidade mais bem posicionada, aparece em 16º no ranking. Em seguida está Santo André, em 19º.

O município de Mauá está localizado a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, na Região do ABC Paulista.

O município de São Bernardo do Campo foi apontado como um outro município-polo, por outras razões: pelo seu potencial econômico e industrial, devido ao fato do município possuir o maior PIB do Grande ABC, e o quarto do Estado de São Paulo.

São Bernardo do Campo

O estudo aponta a cidade de São Bernardo do Campo como a mais populosa da região, com 849.874 moradores, seguida de Santo André (723.889), Mauá (481.725), Diadema (429.550), São Caetano do Sul (162.763), Ribeirão Pires (125.238) e Rio Grande da Serra (52.009).

Os 6 melhores bairros de São Bernardo do Campo para você viver!

  • Nova Petrópolis. O bairro apresenta ruas e avenidas arborizadas, muitas delas batizadas com nomes de membros da Família Real Brasileira. ...
  • Centro. ...
  • Jardim do Mar. ...
  • Rudge Ramos. ...
  • Assunção. ...
  • Baeta Neves.

Na formalidade, o gentílico de quem nasce em São Bernardo do Campo é são-bernardense, mas quem visita a cidade acaba se deparando com moradores utilizando a expressão “batateiro”.

O bairro da Zona Sul de São Paulo fica entre o Capão Redondo, Santo Amaro e Giovanni Gronchi, próximo do Rio Pinheiros.

a Zona Sul de São Paulo é uma região que engloba as subprefeituras: Chácara Santo Antônio, Cupecê, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Morumbi, Sacomã, Socorro e Vila das Belezas.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

O município de São Bernardo do Campo está situado na sub-região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, sendo o mais populoso do ABC Paulista com 816.925 habitantes, segundo estimativas do IBGE/2015.

Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, Pinheiros é considerado por muitos o bairro mais antigo da metrópole.

O Vila Olímpia está localizado na zona sul e faz parte dos bairros mais valorizados de SP. A região é excelente para imóveis comerciais, inclusive, há quem chame o bairro de Vale do Silício brasileiro. Em 2020, o metro quadrado na Vila Olímpia foi avaliado em mais de R$ 16 mil.