Qual é a voz do surdo?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Voz de surdo não tem muita suavidade e tem um 'sotaque' característico. Voz de surdo é diferente, só isso. E tudo o que é diferente irrita as pessoas que não estão acostumadas.

A Libras, assim como várias outras Línguas de Sinais pelo mundo, possui origem na Língua de Sinais Francesa (LSF). E foi criada junto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Pessoas com perda auditiva acabam aumentando a intensidade da voz (“falando mais alto”), no intuito de perceberem a própria voz. Quanto maior a perda auditiva, menor é o feedback auditivo, sendo ineficiente ou inexistente em perdas acentuadas.

Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.

Os sons surdos são produzidos com as cordas vocais separadas e a glote aberta. O ar que vem dos pulmões passa livremente pela glote e as cordas vocais não vibram. Em Português, as consoantes surdas são /p, t, k, f, s, /.

O texto do surdo
Acontece que o surdo não oralizado não tem o português como sua língua materna. Sua primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma língua que acontece no espaço e no seu campo visual, que ainda não tem grafia amplamente reconhecida e cuja estrutura frasal em muito diverge do português.

Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.

Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.

Como o latim ou grego antigamente, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc. Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019).

Projeto determina o uso de Libras como primeira língua no ensino de surdos.

Apesar da grande utilidade e praticidade dos fones, é preciso saber que sim, usá-los de forma errada ou exagerada pode causar surdez. Mas a pergunta que fica é: ”Como os fones de ouvido podem danificar minha audição?” A resposta é simples, não são os fones e sim o volume que traz problemas para o nosso organismo.

A resposta claro que é: depende. Em algumas situações, sim, é possível reverter o problema. Em outras, a cura não existe. Mesmo assim, o tratamento adequado, inclusive com uso de aparelhos auditivos, pode facilitar o dia a dia e a comunicação com outras pessoas.

– a surdez de cóclea ou nervo auditivo é desencadeada por: viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores.

Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Somos seres musicais e a apreciação dos ritmos e melodias é necessária a todos, independente da audição. Para as pessoas surdas, a música pode ser sentida de dois jeitos diferentes: por meio de vibrações ou com intérpretes de Libras.

Os surdos garantem que pensam, mas eles sabem que aquela língua pensada não é o português, ou outra língua qualquer. Assim, o pensamento do surdo é muito mais complexo do que podemos imaginar, ele envolve, formas, imagens, leitura labial, gestos e palavras que eles mesmos criaram.

Os fonemas /p/, /t/, /k/, /f/, /s/ e / /, são considerados surdos uma vez que Page 3 3 não apresentam vibração das pregas vocais quando produzidos.

4. Fonemas Surdos: São aqueles que não promovem a vibração das pregas vocais.

Conforme a vibração das cordas vocais podem ser classificados em sonoros ou surdos. Os fonemas sonoros ocorrem quando há vibração das cordas vocais: /z/ /v/ /j/ /d/ /g/. Os fonemas surdos ocorrem quando não há vibração das cordas vocais: /f/ /s/ /x/ /t/ /k/.

Passos

  1. Aponte para si mesmo.
  2. Gentilmente, feche o punho de ambas as mãos e cruze os antebraços à frente do coração, como se você estivesse abraçando alguém muito próximo.
  3. Aponte para a pessoa amada.
  4. Junte todos esses passos de uma vez e diga "eu te amo"!