Qual é a voltagem no Canadá?

Perguntado por: aleiria9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Já a voltagem no Canadá é a mesma predominante no Brasil: 110 V, também o padrão nos Estados Unidos.

Para começar, a primeira coisa que você deve saber é que nos Estados Unidos, a tomada americana pode ser do tipo A ou B, que por anos foram usadas aqui no Brasil. Na sua maioria dos casos é o padrão B.

Tomadas Elétricas
Está pensando em levar algum aparelho eletrônico na sua viagem? Então não se esqueça de que na Áustria a voltagem é de 220 volts. Quanto ao formato das tomadas, elas são padronizadas na Europa, com dois pinos arredondados paralelos. Leve o seu adaptador!

Tipos de Tomada - Tomada da Europa tipo C
Esse é o tipo de tomada da europa. Ele é utilizado vastamente tanto na União Europeia como em outros países do mundo. Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento.

O primeiro é o padrão norte americano, que atende países como Estados Unidos e Canadá; o segundo é o padrão europeu, que atende países da Europa; o terceiro atende os países do Reino Unido e o último é um padrão dito universal, que abrange alguns países europeus e asiáticos, mas não o Brasil.

De fato, os modelos de tomadas usados no Brasil, nos Estados Unidos (EUA), na União Europeia (EU), no Reino Unido (UK) e em outros países são diferentes entre si e ainda não existe um padrão universal de tomadas para todos os países.

Tomada tipo E
O formato tipo E também é bastante popular no continente europeu, sendo utilizado por países como Bélgica, França, Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Este padrão tem dois pinos em formato arredondado, posicionados paralelamente, com um pequeno orifício que serve para aterramento.

Na Itália é usado o padrão de tomada “L”, (três pinos iguais e simétricos). No caso, esse tipo tem dois modelos, o 10A (funciona em tomadas tipo C) e o 16A (Funciona em tomadas do tipo C).

Tipo N: 3 pinos
No Brasil, atualmente os plugues de tomada utilizados são os de 3 pinos. Adequados para aparelhos que precisam de aterramento e que apresentam um risco maior de choques, como: ar-condicionados, geladeiras, refrigeradores e computadores, entre outros.

Pois, por exemplo, nos Estados Unidos a voltagem é sempre 110 volts, enquanto na Europa é 220 volts.

1) América do Sul: A maioria dos países adota 220 volts. A Colômbia e o Equador são as exceções, com 120V. 2) América do Norte: Os Estados Unidos, Canadá e México utilizam o mesmo padrão variável, de 110V a 127V. 3) Europa: Também segue padrão unificado, de 220V a 240V.

O padrão de voltagem em Dubai é de 220V. A tomada é de três pinos no padrão britânico, com dois pinos paralelos retos e um terceiro redondo, formando um triângulo equilátero. É comum nos hotéis encontrar tomadas de vários formatos para aparelhos eletrônicos, entre elas a tomada USB.

A voltagem na França é 220v e a melhor recomendação é carregar sempre consigo um (ou mais) adaptador universal, que é facilmente encontrado tanto no Brasil quanto na França.

Qual a voltagem das tomadas em Portugal? A primeira coisa que você precisa saber sobre as tomadas de Portugal é que todas elas são 220v (volts) e 50Hz (herts). Para quem vive em algumas regiões do Brasil, isso não é problema.

A voltagem nos EUA é 110V.

Mesmo após quase dez anos da obrigatoriedade do padrão de tomada de três pinos no Brasil, o assunto sempre volta a ser discutido. Muita gente não entende ou não conhece a história por trás do padrão do plugue.

A corrente elétrica na França opera em 220 volts, 50 Hz AC. Plugs são do tipo E (pino redondo e pino de aterramento masculino socket). Se você levar aparelhos elétricos, você precisará de um adaptador de tomada. Você também pode precisar de um transformador (110V-220V).

As tomadas em Portugal são de dois pinos redondos, no chamado padrão europeu, e tem dois modelos que se diferem na sua profundidade: modelo C e F. Ou seja, os plugs de três pinos (agora comuns no Brasil) não se encaixam nas tomadas em Portugal.