Qual é a voltagem em Recife 110 ou 220V?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

No Recife a voltagem padrão é 220V, porém, alguns hotéis oferecem tomadas nas duas voltagens. Você também encontra facilmente em lojas de material elétrico transformadores de voltagem portáteis. As tomadas no Brasil têm um formato de poço, para dificultar o contato do dedo com a corrente elétrica e evitar acidentes.

220 volts

Aqui em Porto de Galinhas a maioria dos estabelecimentos já estão com tomadas de 3 (três) pinos e a energia é de 220 volts.

No Recife a voltagem padrão é 220V, porém, alguns hotéis oferecem tomadas nas duas voltagens. Você também encontra facilmente em lojas de material elétrico transformadores de voltagem portáteis.

Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

220V – Natal, Tibau do Sul (Pipa) e demais cidades. 110V – Porto Alegre, Rio Grande, Canoas, Torres e alguns outros municípios; 220V – Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Bagé, Pelotas, Uruguaiana e outros municípios. 127V – Porto Velho, Vilhena, Guajará-Mirim e demais cidades.

O Ampere é um aplicativo gratuito para Android que mostra a amperagem da recarga da bateria do smartphone, seja ligado diretamente na corrente elétrica, ou através de uma porta USB. Através do app, é possível saber o mínimo e máximo da amperagem atingida, voltagem, a saúde da bateria e até a temperatura.

De maneira bem generalizada, o continente americano inteiro usa mais 110 V, enquanto que Europa, África e Ásia optam em sua maioria por 220 V.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.

A voltagem é 220v.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

Aqui no Paraná, a voltagem é 110.

A Neoenergia Pernambuco, empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios pernambucanos e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.

O importante aqui é termos em mente que o que determina o desempenho do aparelho é a potência. Logo, o desempenho será o mesmo em 110, quanto 220. O que mudará será apenas a espessura que deverá compensar a passagem necessária da corrente elétrica.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.