Qual é a vitamina que traz felicidade?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 previne depressão, ansiedade, irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.

Endorfina
Inclusive, uma das melhores formas de estimular a liberação desse neurotransmissor é por meio dos exercícios, mas também vale cantar, dançar ou trabalhar em equipe.

6 dicas para ter mais energia o dia todo e todos os dias

  • Beber bastante água. Para começar, beba bastante água. ...
  • Acordar cedo dá mais disposição e energia. ...
  • Alimentação saudável e balanceada. ...
  • Momentos de lazer. ...
  • Cuidados com a saúde mental. ...
  • Adote uma rotina antes de dormir.

Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.

Níveis elevados de GABA entre os participantes que tomaram suplementos de vitamina B6 foram confirmados por testes visuais realizados no final do estudo, apoiando a hipótese de que a B6 foi responsável pela redução da ansiedade.

Chá branco e chá verde: possuem L-teanina, um aminoácido importante que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de GABA, dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com o relaxamento.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

banana verde

Rica em vitamina B6 e Triptofano, a banana verde auxilia no tratamento da depressão, pois são substâncias essenciais para a produção de serotonina, que é conhecida como o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Serotonina: conhecendo o hormônio da felicidade
Segundo a literatura científica, a serotonina é um neurotransmissor encontrado principalmente no sistema nervoso central (SNC), trato gastrointestinal e plaquetas. A serotonina afeta cada parte de você, desde suas emoções até seu corpo e habilidades motoras.

O hormônio do bem estar
Os hormônios da felicidade são substâncias químicas produzidas pelo corpo que são responsáveis por promover sensações de bem-estar e alegria. Esses hormônios são liberados em momentos específicos, como durante atividades físicas, meditação e até mesmo em momentos de dor intensa.

Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

  • Os principais hormônios da felicidade.
  • Melatonina.
  • Serotonina e hormônios da felicidade.
  • Dopamina.
  • GABA e hormônios da felicidade.
  • Endorfina.
  • Ocitocina.
  • Noradrenalina.

Magnésio

Magnésio
Cérebro e músculos são os principais envolvidos na sensação de cansaço físico e mental e, se tem um mineral que é fundamental para ambos, esse mineral é definitivamente o magnésio.

Vitamina B12
Encontrados em alimentos como ovos, peixes de água fria, leites e derivados, esses nutrientes se transformam em energia quando consumidos. Neste caso, pacientes com nível baixo podem se beneficiar da suplementação vitamínica em conjunto com uma alimentação adequada.

Coco, abacate e açaí, são as melhores frutas para dar energia nesse caso. E aproveita que temos receitas para te ajudar a consumir essas frutas deliciosas! Refresco de Neston com Coco - perfeito para ser saboreado a qualquer hora do dia, esse refresco delicioso é feito com coco em pedaços, leite e água de coco.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

Há uma variedade de alimentos que ajudam no tratamento da depressão. Nozes, peixes, grão-de-bico, espinafre, banana e sementes de abóbora são alguns bons exemplos.

Segundo dados da OMS, a deficiência de Vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão. Além disso, doenças como a esquizofrenia e alcoolismo também estão associadas a baixos níveis de 25-hidroxivitamina D.

Para Lúcia, é fundamental verificar o nível de vitamina D nos pacientes com depressão e fazer suplementação sempre que necessário. Ela comenta que essas pessoas devem ter atenção especial quando o assunto é o nível de vitamina D, assim como as que apresentam doenças crônicas como diabetes, hipertensão e osteoporose.

Depressão e ansiedade
A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.

Alimentos ricos em triptofano: Alimentos como o chocolate preto, abacaxi, tomate, cereais integrais e castanha-do-pará possuem triptofano e auxiliam na produção de serotonina.