Qual É a vitamina que o nosso corpo não produz?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Vitamina D previne fraqueza dos ossos.

A deficiência de vitamina D é mais comumente causada pela falta de exposição solar. Alguns distúrbios também podem causar a deficiência. A causa mais comum é a falta de exposição solar, geralmente quando a dieta é deficiente em vitamina D, mas determinados distúrbios também podem causar a deficiência.

As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo humano é incapaz de produzir, razão pela qual é necessário buscá-las como parte da dieta alimentar para que o organismo se mantenha em bom funcionamento.

A vitamina B12 não é produzida pelo corpo e pode ser encontrada naturalmente apenas em alimentos e produtos de origem animal. Por ser absorvida e armazenada no fígado dos animais, lá se encontra a maior quantidade da vitamina.

De acordo com a Revista ABM, as principais vitaminas do complexo B são importantes para o nosso organismo porque participam no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, por exemplo. Também fornecem energia, auxiliam no crescimento saudável dos bebês, melhoram o cabelo, pele, unhas e memória.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

“A pessoa com carência de zinco pode apresentar diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e distúrbios neurológicos”, aponta.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

A vitamina D, apesar de ser encontrada nos alimentos, é conseguida pelo nosso organismo, principalmente, por meio de sua síntese na pele.

A síntese de vitamina D ocorre por meio da ação dos raios ultravioletas na pele e, por isso, a exposição ao sol de forma controlada é fundamental para a saúde. O processo se inicia bem rápido, poucas horas após a radiação atingir as células da pele.

As mais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são:

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Alguns dos mais essenciais são as vitaminas A, C e D, além de ferro, iodo e cálcio. Quais doenças podem surgir caso o corpo não tenha os nutrientes necessários?

Além de prevenir o envelhecimento precoce das células, a vitamina E ajuda na modulação da aterosclerose. Em outras palavras, o nutriente pode evitar problemas cardiovasculares, como o infarto.

A responsável por essas ações é a vitamina D, cuja função é aumentar a absorção de cálcio e fósforo no corpo. Diferente de outras vitaminas, a D é a única que pode ser produzida pelo organismo. Embora esteja presente em alguns alimentos, sua origem principal vem de um hábito simples: tomar sol.

A vitamina B6 participa da regulação dos níveis de homocisteína, uma substância que em excesso pode danificar a parede dos vasos sanguíneos. Além disso, o nutriente ajuda controlar o colesterol e a manter a pressão sanguínea em níveis ideais, evitando problemas como arteriosclerose e infarto.

Elaborado pela Nutrends, o multivitamínico Revigoran A-Z é um dos mais completos do mercado. São 24 nutrientes, entre vitaminas e minerais, para balancear a dieta de quem não as obtém através da alimentação. Do total, 20 nutrientes possuem uma concentração de 100% da dose diária recomendada.

A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.