Qual é a vitamina que contém probióticos?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 5 votos

vitamina D

Ao ser associada aos probióticos presentes na região intestinal, a vitamina D é capaz de aumentar a colonização de microrganismos ali presentes, e consequentemente, modular a microbiota intestinal para o combate de doenças que afetam a saúde digestiva.

Iogurte natural
É o mais comum dos probióticos e também o mais fácil de encontrar em qualquer mercearia ou supermercado. Existem também iogurtes com aromas que são ricos em bactérias boas, como é o caso dos bifidus.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Uma dieta variada e rica em fibras é importante para um microbioma saudável, disseram as especialistas. A microbiota adora alimentos com muita fibra, como frutas e legumes, disse Elizabeth. A fibra não é bem digerida no estômago e tende a ser decomposta mais pelos microrganismos, e se move pelo intestino, acrescentou.

Suplementos interessantes para a microbiota intestinal

  • Ômega 3. Doses a partir de 2000mg de ômega 3 (normalmente 2 cápsulas) apresentam efeitos positivos na modulação da inflamação. ...
  • Mentha piperita. ...
  • Agastache. ...
  • Biointestil. ...
  • Probióticos em geral. ...
  • Prática clínica.

Activia

Iogurtes probióticos
O Activia foi o primeiro iogurte com probióticos no mercado, sendo o mais conhecido. A bactéria usada em sua formulação é a Bifidobacterium animalis DN173010. Além de ter ação probiótica, essa bactéria produz vitaminas do complexo B, que são importantes para proteção do fígado.

6 alimentos probióticos que fazem bem à saúde

  1. Iogurte. O iogurte é um alimento probiótico com sabor ácido e é feito a partir do leite fermentado, que pode também ter frutas ou outros ingredientes adicionados. ...
  2. Kefir. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Chucrute. ...
  5. Alimentos fermentados à base de soja. ...
  6. Kimchi.

Veja lista de alimentos probióticos para incluir no cardápio

  1. Iogurte natural. Iogurte natural é sinônimo de lactobacilos vivos e garante benefícios para o fluxo intestinal! ...
  2. Kombucha. ...
  3. Vinagre balsâmico. ...
  4. Kefir. ...
  5. Picles.

Como repor a flora intestinal
Outra opção que deve ser incluída recorrentemente na dieta são os alimentos probióticos, que são alimentos que contêm bactérias boas que vão ajudar a povoar o intestino. Alguns exemplos incluem o iogurte natural, o kefir ou o kombucha.

Alguns exemplos de alimentos que contêm probióticos são: leite fermentado, iogurte natural, alguns tipos de queijo (como cottage e kefir), chicória, alcachofra de Jerusalém, chucrute, kombucha, pães com fermentação natural.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

O tratamento da prisão de ventre pode ser feito por meio de probióticos, por exemplo, kefir e kombucha, que são naturais. Também é possível tê-los liofilizados, que são feitos normalmente em farmácias de manipulação. O kefir pode ser adicionado a vitaminas, sucos e sopas.

Os principais tratamentos da candidíase intestinal são realizados com medicamentos antifúngicos orais. Mas o Dr. Ricardo Fontes adverte: “Os tratamentos dependem muito da gravidade da doença, sendo o pilar do tratamento o uso de medicamentos antifúngicos, como o Fluconazol e Nistatina”, informa.

Na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural – integral ou desnatado –, que pode ser misturado com frutas frescas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

Devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviverem ao ácido gástrico e a chegarem até o intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.

De acordo com um levantamento do Close-Up International, Enterogermina, do laboratório Sanofi, que tem tripla ação: equilibra, restaura a flora intestinal e fortalece a defesa de adultos e crianças, é o probiótico mais vendido no Brasil em valores no MAT 2021/02 – MAT de 2022/02.