Qual é a vitamina da pupunha?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A pupunha é uma excelente fonte de fibras, proteínas, vitaminas A e C e minerais como, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco.

Informação nutricional: Energia 164 kcal, Proteínas 2,5 g, Lipídios 9,2 g, Carboidratos 21,7 g, Fibra 8,9 g, Cálcio 28 mg, Fósforo 31 mg, Retinol 1500 mg, Vit. C 35 mg.

Rico em fibras alimentares: elas auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue e na redução do colesterol ruim, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças do coração e diabetes.

Auxilia na prevenção do câncer: o fruto possui antioxidantes que ajudam na prevenção do câncer por interromper as atividades dos radicais livres; Protege a saúde cardíaca: suas fibras auxiliam na absorção do excesso de colesterol do organismo, muito nocivo para o bom funcionamento do coração.

Além de conter ferro, cálcio e fósforo, a pupunha também é rica em vitaminas! Uma delas é a Vitamina A (retinol), que é super importante para a nossa visão e renovação celular. Sem falar que ela tem ação antioxidante, ou seja, ela combate a anemia, previne o aparecimento de câncer, evita a formação de úlceras cutâneas…

“Pessoas com diabetes não podem comer frutos regionais do norte, como o açaí, pupunha e tucumã.” MITO – Não existem frutos proibidos para pessoas com diabetes, apesar do alto teor energético, podem ser consumidos, desde que inseridos no plano alimentar saudável.

Cozinhe as pupunhas em uma panela de pressão por uns 15 minutos. Desligue e abra após 10 minutos. Descasque-as e pique em pedaços bem pequenos, reserve.

Sequer há qualquer risco em comer o coco. “O coco da pupunha não é tão difícil de ser quebrado. Quando partido, ele apresenta uma polpa dentro que se assemelha muito com o sabor do coco fresco. Essa polpa é rica em fibras e gorduras”, esclarece Ivie.

Da pupunha, tudo se aproveita e pode virar renda, especialmente para produtores no litoral do Paraná. Isso porque as cascas que, em geral, são descartadas, podem ser processadas e transformadas em uma farinha rica em proteínas, com alto valor agregado.

Em termos de composição química, as folhas de palmeira apresentam, na matéria seca, 6,47% de proteína bruta, 36,43% de fibra bruta, 69,18% de fibra em detergente neutro, 48,76% de fibra em detergente ácido, 1,77% de extrato etéreo, 4,50% de cinzas, ZAINUDDIN e WAN ZAHARI (1991).

No entanto, deve ser consumido com moderação por pessoas com predisposição ao desenvolvimento de cálculos renais e elevado ácido úrico, pois possui cristais de oxalato de cálcio — ácido oxálico.

A resposta é sim!

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom.

Uma unidade com 58 calorias provavelmente não trará tantos efeitos negativos, já a porção de 100 g, especialmente se for consumida mais de uma vez, pode estimular o aumento de peso.

Como consumir a Pupunha? No Pará, a pupunha é mais consumida cozida com sal, principalmente nas tarde e acompanhada com café. Porém, outras formas de consumo já podem ser vistas, como farinhas, bolos, pães, purês, e cozidas com proteína animal.

A melhor maneira de conservar o palmito pupunha in natura é na geladeira. Sendo imprescindível consumi-los entre 6 a 8 dias.

O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.