Qual é a vista frontal?

Perguntado por: ldias2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

"Visão frontal é quando vemos alguma coisa de frente. Visão oblíqua é quando vemos de cima e de lado. Visão vertical é quando vemos de cima."

Vista lateral direita é a vista projetada em plano lateral situado à esquerda da vista frontal. Esta forma de projeção segue de acordo com a norma ABNT NBR 10067. Nos casos em que o maior número de elementos visíveis está colocado ao lado direito da peça, usam-se a vista lateral direita.

f) Vista posterior (VP): O observador se posiciona por traz do objeto e vê a sua projeção ortogonal na face posterior a ele (objeto), ou seja, no plano vertical anterior.

Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.

Quais sejam: vistas comuns, vistas secionais e vistas auxiliares.

O giro frontal superior ocupa cerca de um terço do lobo frontal. Ele se estende do giro reto, anteriormente, até o sulco pré-central, posteriormente, que o separa do giro pré-central.

A vista lateral esquerda é a projeção ortogonal do objeto em um plano de perfil, sendo o sentido de observação da esquerda para a direita.

A vista auxiliar não é usada exclusivamente em regiões com superfícies inclinadas ou rotacionadas. Ela pode ser usada também para demonstrar superfícies de uma peça que através de uma projeção convencional não fica clara. Exemplos de peças que necessitam de uma ou mais vista auxiliar.

Base do crânio (vista inferior)
A base do crânio se estende desde as linhas nucais superior no osso occipital posteriormente, até os dentes incisivos superiores, anteriormente. Este aspecto do crânio possui várias estruturas importantes, incluindo o maior forame do crânio, o forame magno.

São vistas que possibilitam mostrar faces oblíquas de peças de maneira que não fiquem distorcidas.

A maioria dos países que utilizam o método mongeano adotam a projeção ortográfica no 1o diedro. No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1o diedro. Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3o diedro.

No Brasil, assim como na Europa, Ásia e em outros países usa-se da projeção no primeiro diedro, e o 3º diedro é usado nos EUA e no Canadá. Em casos de simetria é possível descartar três das seis vistas, por oferecerem redundância de medidas.

1º DIEDRO. No primeiro diedro as vistas devem se inverter, ou seja: a vista lateral direita deve ficar na esquerda, a superior deve ficar embaixo e assim por diante. Isso ocorre porque o plano de projeção, nesse caso, fica inserido atrás do objeto. A ordem dos elementos no primeiro diedro é: observador - objeto - plano ...

Na projeção de primeiro diedro, a vista frontal é exibida na parte superior esquerda e as outras duas vistas são as vistas superior e esquerda.

Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).

Essas três vistas ortográficas habituais, que geralmente garantem a univocidade da representação do objeto, são denominadas: vista anterior (VA), vistam superiores (VS) e vista lateral esquerda (VLE). Planifica-se esta representação rebatendo o plano de perfil e o plano horizontal sobre o vertical.

Para fazer qualquer projeção no 3º diedro, o plano de projeção deverá estar posicionado entre o observador e o objeto. ... Como no 1° diedro, a projeção que é representada no plano 1 corresponde ao lado da frente da peça. Como no 1° diedro, qualquer projeção do 3º diedro também segue um princípio básico.

O segundo e o quarto diedros não devem ser utilizados porque o rebatimento dos planos sobrepõe as projeções. Na Europa Continental (Ex. Normas DIN Alemã) define que os desenhos técnicos de engenharia devem ser realizados no 1º Diedro.

No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.

A vista parcial pode ser utilizada quando a representação integral de uma determinada contribuirá com informações adicionais (I). A vista deslocada é utilizada para demonstrar áreas do objeto que não são visíveis nas vistas utilizadas pelo método de projeção dos diedros (II).

Entre os equipamentos utilizados no Desenho Técnico tem-se: Os esquadros, a régua T, o transferidor, a régua paralela, os compassos, as curvas francesas, a régua flexível, a escala triangular, o lápis, lapiseiras e grafites, as pranchetas, a borracha, gabaritos.