Qual é a visão positiva do conflito?

Perguntado por: azagalo3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Entre os valores positivos do conflito, deve-se destacar que ele evita o estancamento de uma relação, evidencia que alguma necessidade não está sendo atendida, impõe novos desafios, é uma oportunidade de melhorar e transformar as relações, estimula o interesse e a curiosidade das pessoas, desperta a criatividade na ...

Efeitos negativos: o conflito pode provocar consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização, como sentimentos de frustação, hostilidade e tensão nas pessoas, que prejudica tanto o desempenho das tarefas como o bem-estar das pessoas.

Os conflitos negativos são puramente destrutivos, e por isso as pessoas evitam conflitos. Então o primeiro princípio é fundamental, pois diz que o que está em jogo deve ser algo importante. Os conflitos positivos possuem grande potencial, giram em torno de coisas essenciais para a organização.

Nos conflitos objetivos acredita-se que os litígios ocorram na arena da “razão”, em que as forças emocionais deixam de ser determinantes – ainda que presentes – em relação ao processo decisório. Daí conduzi-los à solução pela via adversarial – julgamento, arbitragem ou negociação pura.

O lado positivo dos conflitos nas organizações é que, quando resolvidos com base na razão e na natureza, a mobilização dos recursos e da energia entre as partes promove a busca criativa de soluções, eleva a habilidade das pessoas para o trabalho em equipe e, acima de tudo, estimula a confiança e o relacionamento entre ...

Quando ocorre o conflito positivo, qual o nome que se pode dar a esse tipo de conflito? A. O Chamamos esse tipo de conflito de "comportamental".

4.4 Níveis de conflito
Os conflitos podem ser intrapessoal (conflito interno), interpessoal (conflito entre pessoas), intragrupal (conflito dentro do grupo) ou intergrupal (conflito entre grupos).

A gestão de conflitos é essencial para um bom ambiente organizacional. Apesar do que muitos pensam, os conflitos podem trazer benefícios ao ambiente de trabalho, por permitirem que novos pontos de vista sejam agregados. É importante saber quais as melhores abordagens para lidar com esse tipo de situação!

Tentar a conciliação antes mesmo de um possível processo judicial é sempre a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil, visto que isso não somente eleva as chances de sanar a questão antes de um processo, como também envolve custos mais reduzidos e velocidade.

Ouça as opiniões do outro, crie empatia e abertura ao diálogo. Procure entender quais os objetivos e desejos do interlocutor para diminuir possíveis divergências e fatores de conflito interpessoal; Tenha clareza.

Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

São considerados efeitos positivos e construtivos do conflito: I - Despertar sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas, bem como soluções criativas e inovadoras.