Qual é a visão filosófica?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

O método científico procura não somente pautar-se na racionalidade, como também provar empiricamente, por meio de testes rigorosamente controlados, que as suas suspeitas são verdadeiras. Nesse sentido, enquanto a filosofia lida apenas com conceitos e com argumentos, a ciência lida com a prática.

O pensamento filosófico é uma forma de compreender a realidade que se baseia na reflexão crítica e no questionamento profundo sobre questões fundamentais da existência humana. Ele busca ir além das explicações científicas e religiosas, investigando a natureza da verdade, da moralidade, da ética e dos valores.

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

A filosofia faz com que o homem possa refletir de forma rigorosa e radical libertando-se do censo comum; a função da filosofia como muitos pensam não é só contemplar as coisas em si, mas, refletir cada ação humana nos possibilitando um entendimento coerente e crítico.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente. É problematizar a partir da racionalidade, fatos, acontecimentos e elementos do cotidiano. A racionalidade e o agir racional são imprescindíveis para que o grupo ou indivíduo desenvolvam posturas críticas.

A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.

As Exigências da Reflexão Filosófica
Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade.

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

O pensamento filosófico é usado para construção de conceitos, ideias e usos do raciocínio. Estuda as questões mais básicas e profundas da existência humana e de negócios e visa tomar decisões consistentes.

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.