Qual é a visão de uma pessoa normal?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

O que é uma visão 20/20? A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

Mesmo assim, ter uma visão 20/20 não significa, necessariamente, enxergar com perfeição. Indica apenas que o paciente alcança nitidez e clareza à distância, mas não avalia outros fatores, como visão periférica ou lateral.

A visão 20/20 é uma medida determinada pela agência americana de regulação FDA (Food and Drug Administration) – que equivaleria à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) brasileira – para se dizer que um indivíduo tem a visão perfeita.

Normalmente o grau é considerado alto a partir de 3º, podendo seguir até numerações acima de 10º. Isso vale tanto para miopia quanto para hipermetropia. A diferença é apenas o efeito causado por cada uma, sendo: ou para enxergar mais longe, ou para enxergar mais de perto.

As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus.

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível. Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Saiba se você tem miopia ou hipermetropia
Feche um dos olhos com a mão e com o olho aberto veja se as letras parecem mais pretas na metade vermelha ou na metade verde. Caso você veja melhor as letras na parte vermelha provavelmente tem miopia. Se for na parte verde provavelmente você apresenta hipermetropia.

Uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios seguintes: a visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se ela pode ver a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa de visão normal pode ver a 200 pés (60 metros), ou se o diâmetro mais largo do seu campo visual subentende um arco não ...

Os tipos mais comuns de baixa visão são: Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão) Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos) Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)

A baixa visão, também conhecida como visão subnormal, se caracteriza pela perda de 70% ou mais da capacidade de enxergar. Desse modo, quem tem baixa visão tem o campo visual prejudicado de modo que óculos normais, lentes de contato, medicação e cirurgia não são suficientes para corrigir o problema.

Uma pessoa com baixa visão tem uma visão reduzida (geralmente definida como 20/70 ou menos), um campo de visão reduzido (visão periférica) ou ambos. Pessoas com baixa visão não são cegas. Reabilitação associada à baixa visão refere-se ao treinamento de novas maneiras de realizar as tarefas da vida cotidiana.

Ela não é medida em porcentagem mas sim uma medida comparada a um padrão de normalidade, no caso 20/50 significa que o paciente consegue ler a 20 pés (6 metros) oque uma pessoa com visão considerada normal enxergaria a uma distância de 50 pés (15 metros).

Para isso, o especialista recomenda sete dicas:

  1. Durma no mínimo oito horas por dia. ...
  2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas. ...
  3. Tenha alimentação balanceada. ...
  4. Não esqueça os óculos escuros. ...
  5. Não descuide durante o tempo seco. ...
  6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los. ...
  7. Realize consultas oftalmológicas.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.