Qual é a visão de Carl Rogers sobre a personalidade humana?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Rogers afirma que o indivíduo possui a capacidade de se entender, de organizar sua personalidade e "de se desenvolver nas di- reções naturais do organismo humano".

A abordagem de Carl Rogers acredita que, em razão dessa característica comum a todos os seres humanos, as pessoas possuem uma tendência natural à atualização. De acordo com o psicólogo, quando uma pessoa vive experiências cujos significados são confusos ou incoerentes conforme a sua percepção, ocorre uma contradição.

A própria vida de Carl Rogers reflete um dos princípios mais conhecidos de sua teoria: a atualização e o esforço contínuo que temos de nos sentirmos realizados, de encontrar pouco a pouco aquilo que nos define, em uma busca contínua para alcançar nossas metas.

O livro Teorias da personalidade também divide as teorias em algumas subdivisões: teorias cognitivas e da aprendizagem, teorias psicodinâmicas, teorias humanistas existenciais, teorias biológico-evolucionistas e teorias disposicionais.

São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia; a congruência.

A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.

Os fundamentos rogerianos se encontram em quatro teorias compreendidas na terapia centrada no cliente (TCC). São elas as teorias da personalidade e do comportamento, da psicoterapia, do funcionamento pleno e das relações humanas (Rogers, 1951/1992, 1959/1977a, 1961/1997).

O humanismo na psicologia aponta para uma atitude fenomenológica, uma postura diferente que se revela o homem no que ele tem de próprio, onde o ser humano tem que ser captado em seu movimento e para isso é necessário nos colocarmos na postura do atual, do presente, do atuante, do em curso.

7) O pensamento de Carl Rogers desmente a necessidade de haver homogeneidade entre os seres, mas sim compreensão do ponto de vista do outro.

Assim, podemos perceber que Rogers considerava a tendência atualizante uma capacidade do indivíduo se reorganizar e se reestruturar, uma vez que certas condições facilitadoras deste processo sejam atendidas. (...) a tendência à atualização é a mais fundamental do organismo em sua totalidade.

Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

O que é Humanismo:
O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.

O que é um temperamento humano?

  • Colérico;
  • Sanguíneo;
  • Fleumático;
  • Melancólico.

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.