Qual é a vidraria mais precisa?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por exemplo, dentre as vidrarias que possuem maior precisão e exatidão estão a pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico. Já a proveta e a pipeta graduada possuem menor precisão e exatidão.

O erro das medidas de densidade permitiu estabelecer-se uma ordem crescente de precisão das vidrarias: béquer, balão e proveta. Caracterizando, assim, a proveta como a vidraria mais precisa.

A pipeta volumétrica - também designada de pipeta de volume único - é a rainha da precisão. Bate todos os outros instrumentos de laboratório quanto à precisão nas medições.

Para medir líquidos com volumes maiores é mais recomendável a utilização de um balão volumétrico. Já para medir menores volumes, pipeta ou bureta são as melhores opções.

Além disso, a bureta tem um controle mais preciso do volume de líquido que está sendo adicionado. A bureta é um instrumento de medição muito importante em qualquer laboratório, pois ela permite a precisão nos experimentos.

O balão volumétrico é um recipiente muito importante nos laboratórios por ser utilizado para preparar líquidos com um volume exato e preciso, geralmente usado quando o volume é maior e outros recipientes não o comportariam, como a pipeta ou a bureta, por exemplo.

A precisão do erlenmeyer varia dentro de 5%. Se você estiver transferindo líquidos desse volume para um béquer ou para um frasco maior, isso pode ajudá-lo a fazer isso. . Devido à boca estreita, os erlenmeyer podem ser tampados e selados.

Resposta: Pois o Béquer não é uma vidraria precisa. Explicação: Apesar de possuir medidas de volume, o béquer não é tão preciso quanto vidrarias de circunferência menor (balão volumétrico, por exemplo).

Erlenmeyer. Utilizado para preparar soluções, armazená-las e realizar experimentos que necessitem de aquecimento. Em processos de titulação, é geralmente utilizado para comportar a substância que vai ser titulada.

Béquer: utilizado para dissolver uma substância em outra, preparar soluções em geral, aquecer líquidos, dissolver substâncias sólidas e realizar reações. Erlenmeyer: devido ao seu gargalo estreito, é utilizado para dissolver substâncias, agitar soluções e aquecer líquidos sobre a tela de amianto.

O béquer, o erlenmeyer e o tubo de ensaio são exemplos. Algumas vidrarias indispensáveis em um laboratório são o béquer, o erlenmeyer e o balão de fundo chato mostrados acima.

A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.

Pipeta Pasteur

Pipeta Pasteur
A haste fina permite maior precisão e exatidão em comparação com a pipeta Beral para transferências de pequeno volume.

* Vareta de vidro (bastão de vidro): é usada para misturar ou agitar soluções.

Quanto às vidrarias utilizadas para medir volumes, podemos utilizar a proveta, a bureta ou as pipetas graduadas e volumétricas. Dentre essas, as pipetas volumétricas são as que conseguem maior precisão na medição, embora o volume seja fixo. Portanto, a vidraria de medida de volume mais precisa é a pipeta volumétrica.

O balão volumétrico é uma vidraria de medição que possui precisão de quatro algarismos significativos assim como a pipeta volumétrica. Não possui graduações é capaz de medir apenas o volume para o qual foi calibrado, sendo utilizado na preparação de soluções padrão para determinações quantitativas.

Um dos materiais mais utilizados em laboratórios, o frasco de Erlenmeyer (chamado também de balão de Erlenmeyer) é fundamental para diversos procedimentos que envolvem soluções químicas, como ácidos e outras substâncias, permitindo que sejam observadas reações e analisados diferentes processos químicos.

As pipetas são dispositivos de laboratório utilizados na manipulação e transferência líquidos. Possuem diversos modelos e volumes e se diferenciam pela precisão e aplicação. As técnicas de pipetagem estão presentes em qualquer tipo de laboratório e participam de pelo menos uma das etapas dos processos de análise.

Enquanto a pipeta graduada possui graduações em seu corpo que possibilitam a sucção de volumes variados de líquido, a pipeta volumétrica só permite transferir uma quantidade exata de fluido de acordo com sua capacidade.