Qual é a verdadeira janaúba?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Chamada também de janaguba, pau-santo, jasmim-manga, tiborna, sucuuba e raivosa, a planta leiteira (Euphorbia umbellata) pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, principalmente no Sudeste, Norte e Nordeste, chegando a até 3 metros de altura.

A janaúba não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, pois não são conhecidos os efeitos dessa planta no bebê.

Na medicina popular brasileira, essa planta, da família Euphorbiaceae, também chamada de leiterinha, cola-nota, ou janaúba, é muito usada pela população para o tratamento de doenças gástricas, alergias, úlceras, hemorragias, redução de verrugas e câncer.

Plumel, janaguba, produz um látex em seu caule que é usado para o tratamento de alguns tipos de câncer, vermes intestinais, febre, menstruações irregulares, infertilidade feminina e úlceras gástricas.

Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região.

As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. O capim-santo é uma planta medicinal que possui ação calmante e antiespasmódica.

O uso medicinal popular do chá em estudo segue as seguintes indicações terapêuticas: diurética, tônica, anti-hemorrágica, adstringente, cardiopulmonar, cardiorrenal, taquicardia, bronquite, asma, diabetes, entre outros.

A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue. As sementes e cascas são utilizadas para tratar problemas circulatórios.

Chamada também de janaguba, pau-santo, jasmim-manga, tiborna, sucuuba e raivosa, a planta leiteira (Euphorbia umbellata) pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, principalmente no Sudeste, Norte e Nordeste, chegando a até 3 metros de altura.

Melhora a digestão. A janaúba é uma planta que beneficia em especial a digestão. Sendo assim, seu consumo pode evitar a constipação (prisão de ventre) e combater infecções intestinais causadas por vermes – ela também é naturalmente vermífuga.

Uma planta bastante utilizada e comercializada, principalmente no Ceará, Nordeste do Brasil, é a janaguba (Himatanthus drasticus), um espécime da família Apocynaceae. Seu principal produto é o látex, cujo uso vem sendo indicado para tratamento de cânceres, inflamações e infecções microbianas.

A parte da janaúba que é utilizada é o seu látex, que é extraído do tronco da planta. Quando diluído em água, obtém-se o leite de janaúba – utilizado via oral, em compressas ou duchas para tratamentos na cavidade vaginal. Prazo de Validade: Um ano. Após aberto conservar em geladeira.

video_content

Como usar a janaúba. A parte mais utilizada da planta para fins medicinais é o látex retirado do tronco. O látex, que é a seiva da planta, deve ser diluído em água fria e consumido por via oral, aplicado na pele em compressas ou usado em duchas.