Qual é a verdadeira imagem de Nossa Senhora Aparecida?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A imagem dela teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Em 1717, um grupo de pescadores navegando no Rio Paraíba do Sul teria se deparado com uma imagem partida da Nossa Senhora Aparecida. Feito de barro, a cabeça e o corpo do artefato se encontravam separados.

A padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nem sempre foi negra. Segundo o historiador Lourival dos Santos, a imagem da santa passou por um processo de africanização imposta por devotos brasileiros. "Eles tinham essa necessidade de uma maior identificação com um ícone religioso.

A imagem dela teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

Aparecida foi doada pela Princesa Isabel em 1868.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus.

Quebra da Imagem de Aparecida: um sinal de Deus para fortalecer a fé

Conheça quais são os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida

  • Pesca Milagrosa.
  • As velas.
  • A menina cega.
  • Escravo Zacarias.
  • Cavaleiro.
  • Salvo de afogamento.
  • Veja mais notícias sobre a Festa da Padroeira.

A imagem era colorida
Manto azul com forro em vermelho vivo, pele clara, túnica esbranquiçada, com detalhes em amarelo. A imagem de Aparecida era assim quando foi produzida, provavelmente no século XVII, pelo Frei Agostinho de Jesus.

De acordo com a Basílica, as fitas serão incineradas em intenção pelas orações feitas. A retirada acontece uma vez no ano antes do Círio de Nazaré. Ainda segundo a Basílica, a queima das fitas acontecerá no Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, que administra a Basílica a mais de 100 anos.

Durante o processo de sua restauração, a equipe técnica informou a autoridades da Igreja Católica que a imagem era branca e que a cor negra era sujeira e fuligem pura – com o perdão da palavra, um encardido que o tempo impregnou.

Os responsáveis pela então descoberta foram Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, em 1717. Ela chegou aos pescadores em dois pedaços: primeiro veio o corpo e depois a cabeça. O episódio é considerado um milagre e seu nome se deu exatamente porque a imagem foi “aparecida”.

Hoje o mando de Nossa Senhora Aparecida é de cor azul, que simboliza o céu e cujos bordados em ouro simbolizam a realeza. Isso nos mostra que a Santa é rainha dos céus e da terra.

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

O local representa a passagem bíblica da "Escada de Jacó" (Gn 28:12) - "E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por Ela", diz o versículo.