Qual é a verdadeira história dos Peaky Blinders?

Perguntado por: acaetano2 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Como mencionamos, o frio e calculista Thomas Shelby foi inspirado em Kevin Mooney, o líder dos Peaky Blinders da vida real. Mooney era filho de uma família cigana, serviu ao exército durante a Primeira Guerra Mundial, e foi muito bem sucedido na tarefa de enganar a polícia.

A resposta é não. Tommy Shelby fica vivo no final da 6. ª temporada de Peaky Blinders.

Peaky” faz referência a chapéus com picos, ou seja, é uma menção às boinas utilizadas por todos os membros da gangue. Já “blinder” é um termo que precisou de maior pesquisa histórica. Trata-se de uma gíria inglesa do início do século 20 cujo uso era destinado para alguém de “boa aparência”.

Durante o sexto ano, Tommy é diagnosticado com tuberculoma, um tumor cerebral incurável, do qual ele provavelmente morreria. No entanto, no episódio final, o protagonista descobre que havia sido enganado. A série não terminaria sem um banho de sangue, a começar por Michael Gray (Finn Cole).

A verdade é que nunca existiu um Thomas Shelby na vida real, mas isso não quer dizer que o personagem surgiu do nada. Shelby é uma espécie de amálgama de vários criminosos, tendo seu nome sido inspirado por Thomas Gilber, que supostamente foi o líder dos Peaky Blinders.

Peaky Blinders conta como os soldados sobreviventes que retornaram à Birmingham sofreram as consequências dos eventos traumáticos da guerra, passando por momentos de saúde mental debilitada e até mesmo abuso de drogas que serviram como um escapismo para muitos soldados.

Publicamente, o criador explicou o motivo de Peaky Blinders ter a sétima temporada cortada. A grande causa é a pandemia do coronavírus (covid-19). “Covid mudou nossos planos”, declarou Knight ao anunciar o fim do seriado que está na Netflix. A pandemia realmente complicou a situação de Peaky Blinders.

O novo ano confirma que a traição foi cometida por Billy Grade (Emmett J. Scanlan), contratado pelos Peaky Blinders para trabalhar na casa de apostas, manipulando os resultados de jogos de futebol. Ele ficou muito amigo de Finn Shelby (Harry Kirton), que, inadvertidamente, deixou escapar para Billy os planos do irmão.

Essas questões são muito embaçadas". Byrne então discutiu a cena do funeral de Polly, que acontece no primeiro episódio da 6ª temporada, após a personagem ser assassinada pela IRA (Exército Republicano Irlandês).

No season finale, Luca está confiante que irá dominar os negócios de Thomas, mas Arthur aparece alucionado e dispara um tiro certeiro na cabeça do mafioso. 'Don't F**K with the Peaky Blinders', Arthur está mais vivo do que nunca!

Os Billy Boys
A gangue escocesa conhecida como Billy Boys também surgiu em alguns momentos cruciais da 5ª temporada de Peaky Blinders. Para evidenciar sua soberania, eles assassinam o filho de Aberama Gold (Aidan Gillen).

Os Peaky Blinders são uma organização criminosa de origem cigana que se passa na cidade de Birmingham, Inglaterra, em 1919, formada vários meses após o final da Primeira Guerra Mundial (1914–1918). A história é centrada na ambição do líder da gangue inglesa, Thomas "Tommy" Shelby (Cillian Murphy).

Thomas Gilbert foi encontrado baleado na cabeça em seu apartamento.

Em conversa com a rádio BBC 1 (via SlashFilm), Murphy explicou que isso se tornou proposital. Em algum momento, ele, o criador da série Steven Knight e os fãs perceberam que Thomas jamais era mostrado comendo qualquer coisa. Logo, a característica se tornou uma espécie de “piada interna”.

Cillian, de 47 anos, ficou famoso por dar vida ao gângster Thomas Shelby, na série "Peaky Blinders" (2013) da Netflix.

Michael Gray traiu Thomas Shelby no final da 5ª temporada de Peaky Blinders? Esse encontro tenso entre os dois personagens reforça a teoria de que Michael Gray foi o resposável pela traição sofrida por Thomas Shelby no final da 5ª temporada de Peaky Blinders.

A personalidade de Thomas Shelby
Ao ritmo que a série ficou popular na internet, Thomas Shelby passou a ser descrito de forma simples: frio e calculista. A piada, porém, não é tão longe assim da realidade.

Os rivais dos Peaky Blinders da vida real
Na verdade, uma gangue rival chamada Birmingham Boys assumiu o controle da região durante a década de 1920. Liderados por Billy Kimber, eles dominaram o pedaço até os anos 1930, quando outra gangue encabeçado por Charles Sabini tomou seu lugar nas Midlands inglesas.

"Eles têm um filho juntos, definitivamente não há chance de Arthur deixar Linda fugir com Billy, então eles estão unidos, com a conexão familiar, e obviamente a família é uma grande conexão em Peaky Blinders”.

Outro membro da família Shelby integra os Peaky Blinders posteriormente e se destaca, ele é Michael Gray (Finn Cole), filho de Polly que havia sido levado da mãe quando criança e que atua diretamente na contabilidade da família.

Personagem é um dos primos de Tommy Shelby na série. Finn Cole é um jovem talento britânico que tem destaque tanto por sua incrível atuação quanto por sua competência e astucia como diretor.