Qual é a verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho?

Perguntado por: ebonfim3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Origem. A verdadeira história da Chapeuzinho vermelho data do século 17, sendo construída com base em lendas e tradições dos Alpes. Como dito linhas acima, o conto retrata da realidade em que a população de lá vivia. Mesmo àquela época, o conto ainda tinha a intenção de provocar reflexões.

Um lenhador que passava perto da casa ouviu o barulho e foi ver o que era. O lobo tentou fugir, mas o lenhador atirou e matou o lobo. Chapeuzinho apareceu e disse que o lobo havia engolido a vovó.

- É PARA MELHOR TE DEVORAR. DIZENDO ISSO, O LOBO PULOU DA CAMA E ENGOLIU A POBRE CHAPEUZINHO VERMELHO. TENDO ASSIM SATISFEITO O APETITE, VOLTOU PARA A CAMA, FERROU NO SONO E COMEÇOU A RONCAR SONORAMENTE.

Para Bettelheim, a avó de Chapeuzinho transmite de forma inconsciente todo o seu conhecimento e experiência sexual na forma do capuz vermelho dado por ela, pois a cor deste, revela como significado simbólico oculto a pulsão dos impulsos sexuais presentes no ser humano.

O pai de Chapeuzinho, o senhor Chapéu é quem conduz a história. Ele é um defensor da natureza e leva sua filha para dar uma volta pela Floresta Cheiro Verde.

Chapeuzinho Vermelho tem sido visto como uma parábola da maturidade sexual. Nesta interpretação, o manto vermelho simboliza o sangue do ciclo menstrual, enfrentando a "floresta escura" da feminilidade, ou mesmo representando a puberdade (com a avó ao fim do caminho simbolizando a idade avançada da mulher).

O Lobo Mau é um personagem que aparece em inúmeras fábulas folclóricas, incluindo as Fábulas de Esopo, e nas histórias dos Irmãos Grimm. É um lobo fictício e mal-intencionado, famoso pelo seu apetite e pelo talento em enganar as vítimas.

Chapeuzinho Vermelho, O Lobo e os Sete Cabritinhos, Os Três Porquinhos e Pedro e o lobo são exemplos de histórias infantis que tem o lobo como o mau da história, que sempre mostra uma lição. E não apenas nos livros porque muitas dessas histórias foram reproduzidas no cinema, onde a figura do lobo continua presente.

Nas aulas anteriores, vocês leram duas versões do conto Chapeuzinho Vermelho. Uma era de Charles Perrault e outra, dos Irmãos Grimm. Na primeira delas, Chapeuzinho e sua avó são devoradas pelo Lobo Mau.

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Um dia sua mãe lhe disse: — Chapeuzinho, leve esta cesta com bolo e doces à casa da vovó, que está doente. Mas tenha cuidado!

Aos poucos, Chapeuzinho percebe que o lobo não era assim tão terrível e se enche de coragem para o enfrentar. “Mas o engraçado é que, assim que encontrou o Lobo, a Chapeuzinho Amarelo foi perdendo aquele medo do medo de um dia encontrar um Lobo”.

Oh! Mas, avozinha, que terrível bocarra você tem! — Para melhor comer você! E mal o lobo disse isto, com um pulo estava fora da cama e engoliu a Chapeuzinho vermelho.

Explicação: Bom é por que ela era só um personagem da história que estava levando alimento para a avó dela e também porque chamaria ela de princesa chapeu zinho vermelho.

O lobo entrou na casa, foi até a cama da vovozinha e a prendeu no armário para poder comer mais tarde! Aí, ele vestiu as roupas dela para se disfarçar e deitou na cama. Quando Chapeuzinho Vermelho chegou na casa de sua avó, percebeu que a porta estava aberta.

LITTLE RED RIDING HOOD / CHAPEUZINHO VERMELHO.

Baseado em uma história real
Como parte do experimento de sua “dona”, a rainha casou Petrus com uma linda serviçal – a mais linda da corte, aparentemente. Seu objetivo era saber se ele poderia gerar descendentes humanos e, se sim, como eles seriam.

As bases históricas. Existe uma suspeita de que Schneewittchen pode ter sido inspirado pela vida real de uma condessa alemã que viveu no século XVI: Margaretha von Waldeck era filha de Phillip IV, e os boatos da corte diziam que a moça e sua madrasta, Katharina de Hatzfeld, se detestavam.

Ele está sempre em algum lugar por perto, mas odeia encontro cara a cara. Prefere agir à noite, quando são menores as chances de ser pego em flagrante delito. No escuro, o lobo invade o território dos humanos e mata animais indefesos, como cordeiros e galinhas.