Qual é a velocidade máxima de um navio?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

107 km/h

A velocidade máxima de uma embarcação varia de acordo com a capacidade do motor e também a capacidade de carga. A embarcação mais rápida do mundo consegue navegar a uma velocidade que varia de 100 km/h a 107 km/h.

30 km/h

A propulsão do petroleiro é feita por uma única hélice de cinco pás e que chega a 10 metros de diâmetro, movida por um motor de 50 mil cavalos (para se ter uma ideia, é 800 vezes mais potente do que o de um carro popular). Com essa força, o navio-petroleiro chega a uma velocidade de 30 km/h.

Foi projetado para transportar 600 toneladas de carga militar por 1.200 milhas náuticas e a uma velocidade média de 35 nós; sua velocidade máxima sem carga é de 43 nós, ou seja, 79 km/h.

move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores; pode levar até cinco pessoas; e não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.

Velocidade
Por isso, não há um limite pré-estabelecido de velocidade máxima na navegação. A não ser nos canais, próximos a marinas, onde a velocidade máxima permitida geralmente não ultrapassa 10 nós (18km/h) e na bacia de manobras cerca de 5 nós (9km/h).

45 dias

Após isso, é o tempo mais longo: 45 dias para o trajeto da China até o Brasil. A partir da chegada em solo nacional, são mais 2 dias para descarregar os contêineres. Depois, mais 10 dias para que a alfândega faça a liberação e, por fim, em torno de 3 dias para que a carga chegue até o seu destino final.

45 dias

Quanto tempo leva um navio cargueiro do Brasil até a China? O tempo de transporte propriamente dito, excluindo o tempo de embarque no Brasil e desembarque na China, é de 45 dias por via marítima.

A carga de petróleo que normalmente carrega está separada do mar por apenas 3,5 centímetros de aço. O Knock Nevis movimenta-se através de turbinas a vapor e uma hélice de 9 metros de diâmetro que gira a 85 RPM (rotações por minuto) e atinge uma velocidade máxima de 29Km/h.

Para aqueles que querem saber a velocidade de um cruzeiro, aquela embarcação bem grande usada para o turismo náutico, saiba que a velocidade média dessa embarcação é de 40 km/h. Se comparado a velocidade de um barco de pesca, os cruzeiros são muito mais velozes.

13,2 metros

Assim, o limite máximo para o calado é de 13,2 metros. Tal medida não é aleatória. Pelo contrário, essa margem de segurança é definida a partir de pesquisas feitas por autoridades e centros de estudos internacionais, como a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Marítimo (conhecida como Pianc).

Contudo, hoje em dia em torno de 300 outros navios já contam com esse motor. Com 13,5 metros de altura e 26 metros de comprimento, ele chega a produzir 110 mil cavalos e 775 mil kgfm. Os pistões contam com quase 7 metros de altura e 960 milímetros de diâmetro, com 5.5 toneladas.

Para o transporte marítimo é mais realista esperar que os embarques levem entre 12 dias (para a Europa) até 60 dias (para a Ásia).

O primeiro é o USS Gerald R. Ford, que carrega até 75 aeronaves e tripulação de 4,5 mil militares. Até 2036, outras quatro embarcações deste tipo devem ser colocadas em ação.

Notoriamente, o Titanic não possuía botes salva-vidas suficientes para evacuar todos a bordo. Ele tinha apenas botes para acomodar aproximadamente um terço da capacidade total do navio. Tivesse cada bote sido carregado adequadamente, eles poderiam ter evacuado apenas 53% daqueles a bordo na noite do naufrágio.

O Symphony possui 93 metros a mais de largura do que o Titanic. O navio naufragado possuía 269 metros e o maior do mundo atualmente possui 362. 22. Com 72,5 metros de altura, o Symphony of the Seas possui 19,5 metros a mais que o Titanic, que possuía 53 metros.

Em 16 de novembro, os restos do submarino foram encontrados a 800 metros de profundidade e a 600 metros da cidade de Comodoro Rivadavia, na Patagônia argentina, em um local próximo aquele no qual foi registrado o último contato do submarino.

O navio flutua no mar pelo fato de a força peso e a força empuxo sobre o navio estarem em equilíbrio.

Os recordes de velocidade permitida
Além dos países que não impõem limites, há vários outros em que eles são, digamos, permissivos. Os mais conhecidos nesse quesito são a Bulgária e a Polônia, em que o teto é de 140 km/h com tolerância de 10 km/h, o que totaliza 150 km/h.

Nas de pista simples, carros, camionetas e motos podem trafegar a até 100 km/h, enquanto os demais veículos têm um limite máximo de 90 km/h. No caso das rodovias de pista dupla, este limite aumenta para 110 km/h para carros, motos e camionetas, mas se mantém em 90 km/h para os demais.