Qual é a velocidade mais econômica?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar em só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada. Em ciclo urbano, antecipe trocas de marcha e rode com a relação mais alta dentro do possível.

O Chevrolet Onix Plus 1.0 LT lidera a lista de carros mais econômicos do Brasil em 2022. O modelo, que conta com motor 1.0 flex, pode ser adquirido a partir de R$ 66.520. Quanto ao consumo de combustível, o veículo faz 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com etanol.

O que gasta combustível mais rápido: andar rápido ou devagar? O fato de andar mais rápido, ou seja, em velocidades mais altas faz com que o carro consuma mais gasolina.

1 – Fazer trajetos curtos. 2 – Não manter distância do veículo da frente. 3- Dirigir com vidros abertos. 4- Usar o ar-condicionado no máximo.

Para chegar à resposta, vamos primeiro lembrar que a velocidade do carro em uma mesma rotação será sempre maior quanto mais alta a marcha – e que, na prática, por causa das resistências aerodinâmicas e de rolamento dos pneus, quanto maior a velocidade, maior o consumo.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Ao dirigir pela mão inglesa, você deve se manter à esquerda, mas não dá passagem à esquerda, como acontece no Brasil. Quando não há nenhum sinal de trânsito específico indicando para que lado dar passagem, os carros que vêm da direita devem sempre passar. Gostou de saber sobre essa curiosidade?

A direção econômica é um método bastante benéfico para os veículos e para a empresa. Ela nada mais é do que a utilização de técnicas de condução para economizar combustível. Afinal de contas, esse produto está cada vez mais caro e precisa ser poupado a todo custo.

Nosso especialista afirma: tire o pé do acelerador, afunde a embreagem e troque de marcha com o carro em movimento. Depois, solte o pedal aos poucos e volte a pisar no acelerador. Solte toda a embreagem depois de trocar a marcha. Pare de fazer força no pé esquerdo assim que terminar a troca de marchas.

Quando se compara a densidade energética de um litro de etanol com a de um litro de gasolina, a diferença fica próxima de 30%. Um litro de gasolina tem por volta de 30% a mais de energia do que o de etanol, é mais denso", explica. Por conta desse aspecto mencionado, a gasolina assegura mais autonomia ao carro.

Como já mostramos, o etanol consome mais. Já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.

O carro tradicional com motor a combustão tem consumo sempre maior na cidade que na estrada, provocado pelo anda e para dos semáforos, cruzamentos e congestionamentos. Entretanto, no carro híbrido é o contrário: o consumo de combustível é menor na cidade.

Consumo na cidade: 10,4 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina). Consumo na estrada: 11,0 km/l (etanol) e 15,8 km/l (gasolina).

1.8 (1.800cc): já entrega uma potência consideravelmente superior aos 1.0, mas com consumo também elevado — ideal para quem pega mais estrada que trânsito; 2.0 (2.000cc): com o dobro de volume de queima do 1.0, entrega muita potência com um gasto considerável de combustível.