Qual é a velocidade ideal para passar em um quebra-molas?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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30 km/

A melhor maneira de passar pelo quebra-molas é reduzir gradualmente a velocidade do carro e manter as rodas alinhadas. O ideal é entrar na lombada com uma velocidade de mais ou menos 30 km/h e começar a acelerar suavemente em seguida, quando as rodas dianteiras tiverem ultrapassado o obstáculo.

Nunca atravesse o quebra-molas com o carro de lado, passe sempre com o carro alinhado. Retome a velocidade na sequência, aumentando a marcha para a 3ª e assim em diante (sempre respeitando a velocidade máxima permitida na via).

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Poderá haver comprometimento da suspensão dianteira, incluindo amortecedores e molas do carro. O impacto com a lombada é transferido para essas peças quando ele sobe e depois quando desce em direção ao piso. Isso poderá custar algumas centenas ou milhares de reais, se houver uma quebra importante na suspensão.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

50 km/h

3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel. O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Como reduzir a marcha para passar no quebra-mola? Ao avistar o quebra-molas, pise no freio e diminua a velocidade, reduzindo as marchas uma a uma, até a segunda, passe pela lombada de segunda sem pisar na embreagem.

É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.”

O Conselho Nacional de Trânsito proíbe a construção de quebra-molas em ladeira, curva e em ruas não asfaltadas.

Andar na quinta marcha
Sendo assim, o que ajudará o motorista a economizar é a forma como ele vai dirigir. Dessa forma, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante e evite pisar fundo no acelerador, pois quanto mais baixa for a rotação, menos gasolina o automóvel consumirá.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Isso depende muito do carro e de suas relações de marcha. Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha.

Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.

Lomba – Ladeira. Quebra-molas – Ou lomba, também designado lombada, é a ondulação transversal, uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos. Pardal – equipamento de fiscalização para controle de velocidade, nas rodovias, também é conhecido como radar. Pechar o carro – Bater o carro.

A margem pode variar, mas geralmente é de 7 Km. notifica veículos que passam muito devagar, ou seja, abaixo da velocidade média permitida.

São 3 valores para a multa por excesso de velocidade: Até 20% acima do limite permitido: R$130,16. De 20% até 50% acima do limite permitido: R$195,23. Acima de 50% do limite permitido: R$880,41.

a troca de baixo a gente só tem que lembrar quando for aumentar. a marcha a gente precisa sempre tirar o pé do acelerador Não. importa se é uma subida é uma descida ou se é plano.