Qual e a velocidade de uma nuvem?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Localizadas a 7 mil metros do chão, as nuvens médias voam a 80 km/h e contêm mais água do que cristais de gelo. As nuvens do tipo Cumulus atingem de 25 a 40 km/h e ficam abaixo de 2 mil metros de altitude.

Em média, 28 minutos. O tempo exato depende de, pelo menos, 3 fatores: do tamanho da gota, da possível existência de correntes de ar e da altura da base da nuvem.

Portanto, nuvens com temperatura entre 0 e -10° C são tipicamente compostas de gotículas de água superesfriada. Entre -10° C e -20° C gotículas líquidas coexistem com cristais de gelo.

Se deitar sobre uma nuvem no céu e admirar o mundo lá de cima ainda não é uma possibilidade real, hoje em dia pelo menos é possível dormir dentro de uma. Isso em Bordeaux, na França, onde fica o Le Nuage, hotel (sim, acredite!) em forma de nuvem criado pela Zébra3/Buy-Sellf.

Serviço também mostra a posição das nuvens nos mapas. O Google Maps lançou um serviço que oferece aos usuários informações meteorológicas em tempo real. Navegando pelos mapas, é possível verificar as temperaturas em todo o mundo, assim como a previsão do tempo para até quatro dias.

Stratus: nuvens baixas que se apresentam em camadas homogêneas e suaves, sendo muito parecidas com a nimbostratus, diferenciando-se destas por serem mais baixas e uniformes. São confundidas também com as altostratus, que são nuvens ainda mais altas e que, ao contrário da stratus, permitem a passagem da luz do sol.

O valor encontrado foi cerca de 240 milhões de quilos, o que corresponderia a 40 milhões de elefantes! Apesar dessas estimativas, as gotículas que compõem uma nuvem são extremamente leves, apresentam um espaço muito grande entre si e, caso caíssem, evaporariam antes de tocar o solo.

Cumulonimbus

Cumulonimbus
Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde. Perto do solo, as cumulonimbus costumam ser bem definidas, mas quanto mais altas, mais elas parecem finas nas bordas.

Assim, a nuvem é formada por meio da transformação do vapor em gotículas de água ou em cristais de gelo. Quando essa condensação acontece muito próxima à superfície terrestre, forma-se o que chamamos de neblina.

As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.

Lembre-se de se proteger bem, poucos minutos no pico entre as nuvens pode causar dormência (por conta do frio) de várias partes do corpo, principalmente do rosto que costuma ficar desprotegido.

As tempestades de neve são causadas por manchas isoladas de nuvens onde as gotículas congelaram. Como tempestades e chuvas, eles estão associados a nuvens do tipo convectivas ou cumulus, em vez de nuvens planas estratiformes ou em camadas que produzem nevascas constantes.

A formação da neve acontece dentro da nuvem. Quando a temperatura da nuvem é baixa, as gotículas de vapor de água se transformam diretamente em gelo, isto é, sem que a água passe pela fase líquida.

Onde está a nuvem do celular? Se o seu celular for do sistema operacional Android, como os aparelhos da Samsung e Motorola, o aplicativo de nuvem já instalado como base no seu dispositivo, ou seja, vem de fábrica assim, será o Google Fotos.

Quando o ar esfria, e o vapor d'água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d'água, misturado ao ar, pode atingir altitudes onde a temperatura é tão baixa, que ele se transforma em cristais de gelo. A partir desse processo, ocorre a formação de nuvens.

Olá! Você conhece a expressão idiomática “estar com a cabeça nas nuvens”? Esta expressão popular significa “estar desatento/a” ou “estar fora da realidade”.

Os serviços em nuvem geralmente vêm com URLs acessíveis publicamente para upload e download de arquivos; isso pode resultar em vazamento de dados se controles de segurança impróprios forem usados. As empresas devem mitigar esse risco por meio de criptografia de link forte e acesso restritivo.

Localizadas a 7 mil metros do chão, as nuvens médias voam a 80 km/h e contêm mais água do que cristais de gelo. As nuvens do tipo Cumulus atingem de 25 a 40 km/h e ficam abaixo de 2 mil metros de altitude.