Qual e a velocidade de um trovão?

Perguntado por: hcoutinho9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Como a velocidade da luz é de aproximadamente 300 000 000 m/s, o relâmpago é visível quase “instantaneamente”. Contudo, como a velocidade do som no ar é substancialmente menor (340 m/s), o trovão não se ouve em simultâneo.

13 - Qual a intensidade do trovão? A intensidade de qualquer som é geralmente dada em decibéis. Um trovão intenso pode chegar a 120 decibéis, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa que está nas primeiras fileiras de um show de rock.

A velocidade da luz é muitas vezes mais rápida que a velocidade do som. Por esse motivo, vemos o clarão de um relâmpago e, somente depois, ouvimos o trovão.

Na verdade, tanto o relâmpago quanto o trovão acontecem simultaneamente ao raio, mas cada um viaja a uma velocidade diferente. Se o relâmpago nada mais é do que a luz, isto significa que ele viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil km/s — e nada, até onde se sabe, é mais veloz que a luz.

Através de Fórmulas, números, e dados oficiais do Anime... ele pôde concluir que o Naruto estava se deslocando numa velocidade mínima de 929.845km/h. Um resultado que condiz com as estimativas da velocidade de raio que, como o citado, em média se propagam a velocidade de 400.000km/h a, 3.600.000km/h.

Um raio de quase 800 quilômetros de comprimento que iluminou o céu em três estados dos EUA bateu o recorde mundial de relâmpago mais longo, confirmaram cientistas. O fenômeno, registrado em 2020, se estendeu por um total de 768 km, cruzando os estados do Mississippi, Louisiana e Texas, nos Estados Unidos.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

E sim, é impossível ouvir o trovão antes de vê-lo. A explicação é bem simples. O que ocorre é que a luz se propaga em uma velocidade muito maior do que o som. ... Na água, a velocidade do som é maior (1.400 m/s), mas continua sendo muito inferior à velocidade da luz.

A freqüência dessas ondas depende do meio de propagação (ar ou solo). Geralmente as frequências costumam ser maiores (ou seja, a vibração é mais rápida) quando as ondas são propagadas no solo. É por isso que sentimos um pequeno tremor no chão quando ouvimos o som de um trovão.

Em geral, o trovão não causa nenhum dano às pessoas, apenas sendo responsável por alguns sustos. Detalhe que a força do raio depende da intensidade de sua descarga elétrica, chegando a provocar estrondo semelhante ao de uma bomba em certos casos e causando onda de choque no ar.

Os trovões são nada mais do que fenômenos sonoros que são gerados a partir de movimentos de cargas elétricas em nossa atmosfera. E assim como todos os sons, eles também são propagados através de vibrações sonoras. Tudo o que captamos através de nossos ouvidos é resultado de vibrações sob a forma sonora no ambiente.

Uma equipe científica internacional anunciou que conseguiu, pela primeira vez, usar um laser para redirecionar raios, em uma montanha suíça. Os raios atmosféricos atingem o solo terrestre entre 40 e 120 vezes por segundo.

O estudo que definiu o lago de Maracaibo como líder mundial de descargas elétricas na atmosfera – nessa região ocorre, a cada ano, uma média de 232 raios por km² – usou dados coletados de 1998 a 2013 pelo satélite Tropical Rainfall Measuring Mission, da Nasa, a agência espacial norte-americana.

No contexto deste artigo, FTL se refere a transmitir informação ou matéria a uma velocidade mais elevada do que "c", uma constante igual à velocidade da luz "no vácuo", 299.792.458 metros por segundo.

O quarto Hokage Minato é considerado o ninja mais rápido de todos os tempos, graças ao seu HIraishin melhorado.

Para se ter noção, Sasuke consegue arremessar a kunai a incríveis 343 metros por segundo, ou seja, 1234,8km/h, sendo mais rápido que a velocidade do som que encontra-se na casa dos 340 metros por segundo, ou 1224km/h.

Portanto, deveria ser mais fácil para o Uchiha prever algo que seu olhos e mente já haviam gravado. Tanto é que posteriormente o Sasuke era um cego perto do Rock Lee que dominava o "Taijutsu em Alta Velocidade", e que mais posteriormente ainda é revelado ter uma Velocidade inferior ao Som(1224 km/h).

talvez sejam mais conhecidos, mas há também várias deusas do trovão: Iansã (iorubá), Astrape e Bronte (gregas), Fulgora (romana), Kadlu (inuit), Leizi (chinesa) e Whaitiri (maori). Iansã ou Oiá, frequentemente sincretizada com Santa Bárbara, quase todo brasileiro conhece.