Qual é a velocidade de um neutrino?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Neutrinos viajam acima de 300.000km/s e superam velocidade da luz, de novo. Em 22 de setembro, um experimento realizado na Itália provocou furor na comunidade científica.

Peso máximo do neutrino mais leve é de 0,0000000000000000000000000000000000015 quilograma. Um dos componentes mais leves do Cosmos finalmente foi colocado na balança, graças a pesquisadores do Brasil, da Europa e da África do Sul.

1224 Km/h

Velocidade da luz e velocidade do som
Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s, e a velocidade do som atinge cerca de 340 m/s (1224 Km/h).

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.

"A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo", disse o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC Os Casos Curiosos ...

A sonda Parker Solar Probe da NASA estabeleceu novos recordes para um objeto feito pelo Homem ao atingir uma velocidade de 532 mil km/h e uma distância do Sol de apenas 10,4 milhões de quilómetros.

Impossibilidade física
Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, de forma simples e resumida, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.

Já entre as partículas que podem ser medidas, a menor é o neutrino, que tem massa equivalente a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Os neutrinos não pesam quase nada e viajam perto da velocidade da luz. Um núcleo atômico é composto de nêutrons, prótons e elétrons. Prótons e nêutrons têm cerca de um décimo do tamanho do núcleo como um todo, disse Lincoln.

De forma simplificada, um neutrino é uma partícula subatômica, como o elétron, por exemplo, que não tem carga carga magnética. Isso faz com que ele não seja repelido ou atraído por outras partículas presentes na natureza — o que torna suas interações com a matéria muito raras e praticamente indetectáveis.

A maioria dos neutrinos que atravessam a Terra foi produzida no Sol, mas podem originar-se também de reatores nucleares, explosões nucleares, decaimentos radioativos e da interação dos raios cósmicos com as camadas superiores da atmosfera terrestre.

A cada segundo, cerca de 65 bilhões de neutrinos atravessam seu corpo e tudo o que está em volta na Terra sem deixar quase nenhum vestígio.

Os relâmpagos intranuvens iniciam-se através de um líder contínuo que se propaga com uma velocidade em torno de 40 mil km/h, em geral de uma região de cargas negativas para uma região de cargas positivas dentro da nuvem, transportando cargas negativas.

305,5 m/s

Personagem dos quadrinhos criado por Gardner Fox e Harry Lampert, o Flash é um super-herói que possui uma velocidade sobre-humana. Ao observar vídeos de séries e filmes com o personagem, o físico Rhett Allain estimou que a velocidade do herói deveria ser algo em torno de 1100 km/h, ou aproximadamente 305,5 m/s.

A Teoria da Relatividade Especial de Einstein já diz: não há nada mais rápido do que a luz. Essa regra da física indica que quanto mais rápido um objeto se desloca, mais próximo ele fica de sua perspectiva do tempo até paralisar.

A resposta simples é que é só a velocidade da luz.

Se você realmente chegasse à velocidade da luz, o tempo pararia completamente. E caso se pudesse ir mais rápido do que a velocidade da luz, o tempo começaria a retroceder! Nessa velocidade, seu campo de visão também mudaria drasticamente. O mundo apareceria através da janela da sua aeronave em forma de um túnel.

Einstein propôs que nada pode se mover mais rápido do que a luz no vácuo, ou seja, a velocidade de 300.000 km/s seria a velocidade máxima que um corpo ou uma onda poderia atingir. De acordo com Einstein, a velocidade da luz, num determinado meio, é constante para qualquer que seja o referencial adotado.

Enquanto a luz viaja a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo, o pensamento é virtualmente instantâneo na sua propagação. O pensamento é mais sutil do que o éter, o meio condutor da eletricidade.