Qual é a velocidade de um foguete?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Para poder entrar em órbita, é preciso que um foguete possa atingir cerca de 28.440 km/h, a fim de escapar da gravidade terrestre, que o puxa sempre para baixo. Essa é a velocidade necessária para que um corpo fique em órbita da Terra: cerca de 7,9 km/s (ou 28.440 km/h).

A NASA testou com sucesso um motor deste tipo em 2004. O foguete, chamado X-43A, foi levado à altitude de 12 000 metros por um avião B-52, e lançado na ponta de um foguete Pegasus à altitude de 33 000 metros. Ele atingiu a velocidade recorde de 11 000 quilômetros por hora.

O primeiro foi de velocidade: segundo a Nasa a sonda está se movendo a 532 mil km/h. É o suficiente para dar 13 voltas ao redor da Terra em uma hora e torná-la o objeto mais rápido já construído pelo homem.

A sonda Parker Solar Probe da NASA estabeleceu novos recordes para um objeto feito pelo Homem ao atingir uma velocidade de 532 mil km/h e uma distância do Sol de apenas 10,4 milhões de quilómetros.

Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.

hidrazina

Os principais propelentes utilizados em foguetes e satélites são a hidrazina, que é o combustível, e o tetróxido de nitrogênio, a substância que provoca a reação de queima. Essas substâncias apresentam bom desempenho em propulsores, mas têm desvantagens.

Em geral, isso leva de 10 a 20 minutos, e depois os foguetes são desligados e ejetados. A distância ao planeta visado deve ser também continuamente monitorada.

Quanto tempo demora para ir para o espaço? Com as tecnologias de propulsão actuais, uma viagem assim demora uns três dias a uma nave espacial. A distância da Terra a outros planetas no sistema Solar varia de três minutos-luz até aproximadamente cinco horas-luz.

A sonda solar Parker, que pertence a NASA, conseguiu mais um grande feito, que mostra como o avanço tecnológico está. A espaçonave chegou a incrível velocidade de 393 mil km/h, tomando o posto de objeto mais rápido já criado pelo homem.

Segundo informações da agência espacial norte-americana, a nave fez seu décimo sobrevoo solar pela nossa estrela no último domingo (21), chegando à velocidade máxima de 163 km/s — o equivalente a 586 mil km/h.

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, anunciou um novo plano que promete mais velocidade na internet via satélite da Starlink. O pacote Premium, como foi chamado, promete conexão entre 150 Mb/s e 500 Mb/s (megabits por segundo). No plano convencional, a operadora promete internet com velocidade entre 100 Mb/s e 200 Mb/s.

Porém, a ciência já chegou à conclusão de que isso é impossível. Portanto, se você esperava poder tirar férias em outra galáxia, melhor repensar seus planos. Mas por que não podemos atingir uma velocidade superior a 299.792.458 metros por segundo?

Última atualização em 23 de junho de 2020 às, 18h55. O Japão tem o supercomputador mais rápido do planeta. Desenvolvido pelas empresas Riken e Fujistu, o modelo Fugaku performa em 415,53 petaflops e lidera o ranking Top500.

Voyager 1

Saiba onde está a sonda Voyager 1, considerada a nave mais rápida do mundo. A sonda Voyager 1, que foi lançada pela Nasa em 1977 e foi considerada a nave espacial de maior velocidade já enviada em uma missão, está intrigando os cientistas da organização espacial americana.

64,4 km/h

Além disso, um estudo de 2010 do Journal of Applied Physiology, especializado em fisiologia, disse que o ser humano é capaz de correr a uma velocidade de até 64,4 km/h.

A velocidade da luz é a coisa mais rápida do universo, mas nunca poderemos chegar a viajar nela. A razão é que, para acelerar um algo com massa, é necessário usar energia. Quanto mais massivo for esse objeto, mais energia é necessária para movê-lo.