Qual é a velocidade de um avião?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Enquanto um avião hoje em dia tem uma velocidade de cruzeiro em torno de 850 km/h, como alguns Boeing 737, o DC-8, por exemplo, que teve sua produção iniciada no fim da década de 1950, chegava a quase 950 km/h.

Segundo dados da Airbus, a velocidade máxima dessa aeronave é de 1.061 km/h, apenas 10 km/h a mais do que o Boeing 787 Dreamliner, considerado por muitos especialistas a aeronave mais eficiente do planeta.

Avanço supersônico
A notícia vem depois que um veículo de teste Global 7500 quebrou a barreira do som durante um voo de demonstração em maio passado, atingindo velocidades superiores a Mach 1.015 (1.253 km/h).

Os spoilers, ou freios aerodinâmicos, são placas localizadas nas asas que se levantam para gerar mais resistência no ar. Já o reverso está presente majoritariamente em aviões a jato e funcionam dentro dos motores. Ao acioná-los, o piloto consegue utilizar parte da potência do avião para diminuir a velocidade no solo.

O salário médio nacional de Piloto Comercial é de R$11.134 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Piloto Comercial na sua região. As estimativas de salários têm como base os 21 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Piloto Comercial.

Geralmente, sua altura de cruzeiro gira em torno dos 3 mil metros. Entretanto, alguns fabricantes afirmam que sua altitude operacional pode chegar a mais de 7 mil metros.

Veja a altitude média dos principais aviões comerciais:
Jato (Boeing, Airbus e Embraer): 36 mil a 40 mil pés (10.972 a 12.192 metros) Jato supersônico (Concorde): 60 mil pés (18.288 metros)

Pistas paralelas permitem um número maior de operações horárias, e quando possuem distância suficiente entre si (735 metros, pelo menos), permitem operações simultâneas de pouso e decolagem.

SUSTENTAÇÃO: Quando um avião se desloca pelo ar, ocorre um fenômeno na sua asa que irá produzir uma força para cima, sentido inverso ao peso.

O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.

As asas construídas no avião que fazem o avião voar, pois quando o vento forte bate de baixo faz com que as asas sejam sugadas para cima, gerando a força necessária para o avião sair da Terra. Assim, o vento conseguiu vencer o próprio peso do avião e fazer com que ele decolasse por seus próprios meios.

Segundo o fabricante, o Citation Sovereign, impulsionado por dois motores PW306C, pode alcançar a velocidade máxima de 980 km/h, mas para economizar combustível ele opera normalmente em voo de cruzeiro a 850 km/h, numa altitude de até 47.000 pés (14.325 metros).

Em termos "terráqueos", o produto mais veloz gerado pelos seres humanos foi a Parker Solar Probe, uma sonda espacial desenvolvida pela NASA para orbitar o Sol. Ela atingiu cerca de 532 mil km/h em relação à estrela-mãe de nosso Sistema Solar — e ainda deve ir 30% mais rápido, caso nenhum imprevisto ocorra.

CEA-311 Anequim

CEA-311 Anequim o avião experimental brasileiro de 4 cilindros mais rápido do mundo. Ser o mais rápido. Esse objetivo acompanha o Homem desde que ele descobriu que podia andar.

Devido à geometria aerodinâmica da asa, há diminuição da pressão atmosférica em cima da asa em relação à pressão embaixo dela. É a maior pressão de baixo para cima, portanto, que supera a força da gravidade e que mantém o avião suspenso no ar”, elucida o docente.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.