Qual é a vegetação da China?

Perguntado por: acarvalho2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A China encontra-se numa região temperada. A vegetação predominante no país é a floresta temperada, hoje bastante devastada devido às ações humanas como a expansão agrícola.

A floresta temperada é um bioma encontrado no centro da Europa, sul da Austrália, Chile, leste da Ásia, principalmente na Coreia, no Japão e algumas partes da China e no leste dos Estados Unidos.

A Flora do Japão
Cerca de 1.600 angiospermas e gimnospermas são naturais do Japão. O grande número de plantas reflete a diversidade de clima que caracteriza o arquipélago japonês, que se estende por 3.500 quilômetros (2.175 milhas) de norte ao sul.

A China é a maior produtora de arroz e está entre os maiores produtores de trigo, milho, tabaco, soja, amendoim, algodão, batata, sorgo, chá, milhete, cevada, óleo vegetal, carne suína e peixe.

No extremo noroeste da China são encontrados animais conhecidos no âmbito mundial, são eles: mamíferos, renas, alces, cervos almzcleros, ursos e martas. Além de aves como grullas, patos, abutardas, cisnes e garças.

A China é um país de grandes bacias hidrográficas, com rios que atingem longa extensão. A maioria nasce nos planaltos do oeste do país e seguem até os oceanos Pacífico, Índico e até mesmo Glacial Ártico.

A China é o pais mais populoso do mundo e um dos maiores produtores e consumidores de produtos agrícolas. A agricultura empregou cerca 24,7% da população ativa em 2022 (Banco Mundial, 2023) e contribui para cerca de 7,3% do PIB, embora apenas 15% do solo chinês (aproximadamente 1,2 milhões de km²) seja arável.

Floresta Tropical Xishuangbanna. Localizada na província de Yunnan, no sul da China, a floresta tropical Xishuangbanna foi designada como reserva oficial pela UNESCO em 1990.

coreutéria

A árvore-da-china, conhecida também como coreutéria, é uma árvore de pequeno a médio porte, nativa da China e de crescimento rápido. Muito rústica e de fácil cultivo, tolera a poluição urbana e possui copa ampla, em forma de cúpula ou arredondada, dependendo da variedade.

Abies ernestii

Uma árvore Abies ernestii var salouenensis, com altura de 83,4 metros, foi intendificada como a árvore mais alta da China, segundo divulgou uma equipe de investigação científica chinesa no domingo (9).

Em meados de maio, uma equipe de pesquisadores do Institute of Karst Geology encontrou um novo tiankeng na região de Guangxi, ao sul da China, e em sua base, a 190 metros de profundidade, uma floresta primitiva, intocada, com densa vegetação e espécies que provavelmente ainda devem ser desconhecidas para a ciência.

O limite entre as regiões norte e sul do país é marcado pelo Rio Azul, o mais extenso rio asiático. O Rio Azul possui uma fauna peculiar, com golfinhos-lacustres-chineses (quase extintos, porém) e jacarés-da-china. A oeste, o clima é desértico. No norte, na fronteira com a Mongólia, se localiza o Deserto de Gobi.

A lista de verificação deste ano adicionou 10.343 espécies em comparação com a de 2021, elevando o total para 138.293, incluindo 68.172 de animais, 46.725 de plantas e 17.173 de fungos, entre outras.

A vegetação é composta por taiga, tundra, estepes e florestas decíduas, havendo também regiões sem vegetação devido à temperatura. O Volga é um dos principais rios da Rússia. O país possui 145.912.000 habitantes. A maior parcela deles vive no continente europeu.

A vegetação é composta por formações de florestas temperadas, estepes e tundras.

A planta japonesa sakura, também chamada de cerejeira-japonesa, é uma árvore símbolo do Japão.

A agricultura chinesa possui como base de sua produção agrícola o trigo, arroz, batata, amendoim, milho, algodão e outros produtos agrícolas que colocam a China como um dos países com o maior rendimento agrícola do mundo.