Qual é a vantagem de não usar a mesma palavra no texto?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A vantagem é a riqueza de vocabulário que compõe o texto. Uma mesma palavra repetida torna o texto pobre e cansativo. A repetição pode haver somente como figura de linguagem, por exemplo na anáfora.

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.

02 – Qual é a palavra que se repete para se referir a quem chegou? A palavra “ela”.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

As estruturas de repetição permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas condições, mas com a opção de repetir o mesmo bloco quantas vezes for necessário.

Contido nestes limites, o estrangeirismo tem vantagens: aumenta o poder expressivo das línguas, esbate a diferença dos idiomas, tornando-os mais compreensivos, e facilita, por isso mesmo, a comunicação das ideias gerais.

Sendo assim, não é errado usar os estrangeirismos, o errado é abusar deles. Internet, por exemplo, é uma palavra que não existia em nossa língua. Então, o que era mais prático: criar uma palavra para designar o que é a internet, ou usar uma palavra – internet – que já existia e que é usada por todo o mundo?

Resposta. Aprender inglês é importante, pois, hoje em dia, essa é uma língua muito falada em vários países, tanto que se tornou uma língua universal.

( ) A repetição é usada com a finalidade estilística de reforçar uma ideia, conduzindo, por exemplo, a uma gradação de sentido. Pode também ser usada no texto como diáfora: uso de repetição da mesma palavra, mas com sentido diferente.

A repetição pode surtir efeitos positivos ou negativos, conforme a impressão que suscita. O efeito é negativo quando o que se suscita é impressão de excesso, de descuido na elaboração, de limitação da qualificação do codificador, de prolixidade.

Por que uma palavra repetida muitas vezes perde o sentido? Basicamente porque o seu cérebro desiste de atribuir um sentido à ela – e começa a prestar atenção apenas no som.

O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Resposta verificada por especialistas. A repetição da palavra "sofria" tem o efeito de continuidade, de prolongamento do sofrimento. A intenção é destacar que o sofrimento durava, se prolongou durante certo tempo. Era algo frequente.

Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão da língua, gerando problemas de entendimento do enunciado ou ruídos na comunicação. Estão relacionados a desvios de sintaxe, erros no emprego de uma palavra, pleonasmo não intencional, ambiguidade de sentido, entre outros problemas de comunicação.

As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.