Qual é a vantagem da via endovenosa?

Perguntado por: dtrindade2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A via intravenosa é a melhor maneira de disponibilizar uma dose precisa por todo o corpo de forma rápida e bem controlada. Ela também é utilizada na administração de soluções irritantes, que causariam dor ou danificariam os tecidos se fossem administradas por injeção subcutânea ou intramuscular.

Sim, os termos endovenosa e intravenosa tem o mesmo significado. Os prefixos INTRA significa "no interior; parte interna" e ENDO denota situação interna e significa "dentro , interno". VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias.

Agulha: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão. Scalp: Introduzir a agulha com o bisel para cima, em um ângulo de 25 a 45º, observando o sangue fluir pela extensão.

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico.

São desvantagens da administração de medicamentos por via intravenosa, exceto:

  • A. Risco de infecção devido a procedimento invasivo.
  • B. Contraindicação para medicações oleosas e de depósito.
  • C. Dor pela punção e irritação local causada por alguns medicamentos.
  • D. Não aceita grandes volumes de soluções na sua administração.
  • E.

Existem contraindicações na utilização? São contraindicadas em pacientes com lesões neurológicas. A via endovenosa é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas rapidamente, assegurando uma ação imediata.

A via subcutânea é a administração de medicamento no tecido subcutâneo.

VantagensDesvantagens
Absorção lenta e uniforme.Pode causar lipodistrofia.
Efeito constante do medicamento.Procedimento invasivo.
Fácil aplicação.Requer treinamento do profissional e paciente.
Permite autoaplicação.

A administração enteral do fármaco, ou administração pela boca, é o modo mais seguro de consumir um medicamento. Apesar de ser um método comum e conveniente, é pouco econômico, pois apresenta o maior custo entre todas as alternativas de se distribuir um remédio.

Subcutânea (SC)
A absorção é mais lenta, pois a droga é depositada no tecido subcutâneo que é menos vascularizado, mas ricamente suprido por nervos (por isso, as drogas irritantes não podem ser administradas por essa via).

A absorção da medicação por via endovenosa é mais lenta que pela via intramuscular. Na via intradérmica, é possível administrar um volume superior a 1 ml devido a sua intensa capacidade absortiva. A absorção da medicação por via subcutânea é mais rápida que pela via intramuscular e endovenosa.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

[ Anatomia ] Que está dentro das veias. 2. Que se aplica dentro de uma veia (ex.: injecção endovenosa). Plural: endovenosos |nó|.

As Diferenças são na gramática!
Os prefixos INTRA significa “no interior; parte interna” e ENDO denota situação interna e significa “dentro , interno”. Onde VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias (Ambos os procedimentos consistem na introdução de medicamentos diretamente na corrente sanguínea).

A via intramuscular tem a vantagem de absorção relativamente rápida, sendo adequada para administração de volumes moderados, de veículos aquosos, oleosos, suspensão ou preparação de depósitos.

Superficiais de Grande Calibre da Região Cubital (cefálica; basílica; mediana); dorso do braço e antebraço (cefálica, cefálica acessória, basílica, intermediária do antebraço); Mão: (basílica, cefálica, veias metacarpianas dorsais 7. VELOCIDADE DE ABSORÇÃO: Imediata 8 .

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

Agulha azul: com calibre de 25 x 0,6mm, essa agulha hipodérmica pode ser usada em administrações por vias subcutânea e endovenosa, além de coletas de sangue, dependendo da anatomia do paciente, por ter um calibre fino e delicado.

Aspirar o medicamento segurando a ampola ou frasco-ampola com os dedos indicador e médio da mão não dominante, segurar a seringa com os dedos polegar e anular da mão não dominante e com os dedos polegar, indicador e médio da mão dominante, tracionar a extremidade do êmbolo sem contaminar sua extensão, aspirando o ...