Qual é a uva mais antiga?

Perguntado por: ubrites5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

uva Syrah

A uva Syrah é tida como uma das castas mais antigas que existem, com uma longa história que se estende por muitos séculos.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

Para produzir os tintos, as uvas prensadas eram fermentadas com casca, caule e sementes (esmagadas ou não), e depois filtradas com tiras de linho. Pouco antes de a mistura avinagrar, o vinho era então guardado em ânforas — vasos com duas alças, mais conhecidos em suas versões gregas — e selado com barro.

Aos 40 anos, a videira atinge seu pico em termos de rendimento e passa, daí em diante, a produzir cada vez menos uvas. Esse declínio aumenta até que a videira atinja cerca de 50 anos. Porém, ela pode viver muito mais, há registros de videiras de mais de 250 anos, embora com pouca ou nenhuma produção de frutas.

As videiras, também conhecidas como vinhas, são as plantas responsáveis pela produção das uvas. Quando bem cultivadas, elas podem continuar gerando frutos por cerca de 100 anos, embora algumas ultrapassem essa marca e continuem produzindo.

Há indícios de acúmulo de sementes de uvas em sítios arqueológicos que foram datadas com carbono 14 por volta de 8000 a.c. A cerveja parece com a agricultura na Suméria há mais ou menos 6000 a.c. Portanto o vinho é mais antigo do que a cerveja.

Romanée-Conti

R$ 2,6 milhões (558 mil dólares) foi o investimento feito por um amante de vinhos em uma garrafa da bebida. O rótulo é o Romanée-Conti 1945, arrematado pela Sotheby's — uma casa de leilão de Nova York, 2018.

uva

Cultivada em todo o mundo, adaptou-se às condições de clima e solo de cada local, originando cerca de 10 mil variedades com características diferentes de sabor, acidez, doçura, formato, coloração e tamanho. A uva, da família botânica vitaceae, é considerada o fruto mais antigo da humanidade.

A introdução da videira no Brasil foi realizada por Martim Afonso de Souza que trouxe as primeiras videiras de V. vinifera L. para a capitania de São Vicente, atual Estado de São Paulo, em 1532.

As primeiras videiras do Brasil foram trazidas pela expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1532. Brás Cubas, fundador da cidade de Santos, é, reconhecidamente, o primeiro a cultivar a vinha em nossas terras.

Ásia

A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae. É originária da Ásia e uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Existem mais de 60 mil variedades da fruta.

Itália

Itália. Já faz algum tempo que a Itália se mantém como o principal país produtor de vinho no mundo. Os dados mais recentes da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) confirmam isso: somente em 2020, estima-se que o país tenha produzido cerca de 50 milhões de hectolitros da nossa bebida favorita.

A vinha é o conjunto de videiras, já videira é o termo usado para referir-se à parreira, o tipo de planta que dá origem à uva. A espécie de uva utilizada para a produção dos vinhos finos é a Vitis vinifera.

60 cm

A maioria do sistema radicular da videira encontra-se nos primeiros 60 cm de profundidade do solo. A videira propagada por sementes origina uma raiz principal que se ramifica em raízes secundárias, terciárias, e assim, sucessivamente, até formarem as radicelas, onde ocorre a absorção de água e nutrientes.

As uvas eram uma parte importante na cultura hebraica, e os vales e montes da Terra Santa proporcionavam um local ideal para o cultivo de videiras.

Causado pelo oomycota Plasmopara viticola (Berk & Curtis) Berl & de Toni, o míldio é considerado a doença mais importante e destrutiva da videira.

vem do grego antigo ámpelos "videira, parreira".

Continuar lendo Qual uva mais saborosa?