Qual é a utilização da tinta?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A tinta é utilizada para fins de recobrimento de superfícies, oferecendo cor e proteção a este. É constituída por diversas substâncias, que oferecem as características físicas à tinta.

As tintas são compostas por uma substância corante (pigmento) e diversos aditivos, como aglutinantes, diluentes, dispersantes, conservantes e muitos outros. As tintas são substâncias que têm a função de criar revestimentos protetores ou decorativos na superfície de diversos objetos.

Tintas naturais: Pintura e Natureza
Usufruir da natureza, de forma consciente, para produzir tintas naturais traz para a criança vivências de pintura infantil em harmonia com o meio natural, com a arte e com a cultura.

A tinta deve possuir cinco características fundamentais: ser fácil de aplicar, originar uma película contínua e uniforme, ter aderência, ser impermeável e ser resistente ao ambiente. As tintas são compostas essencialmente por resinas, pigmentos, cargas, solventes e aditivos.

Os processos de pintura geram embalagens de solvente e tintas que impactam diretamente no solo e na água, emitem compostos voláteis que trazem contaminação atmosférica e geram efluentes advindos dos processos de limpeza de equipamentos realizados com solventes poluindo e contaminando a água (PESSIN, SCALABRIN JR.

Tipos de tinta e suas aplicações

  1. Látex PVA. É fabricada à base de água e sua principal indicação é para paredes internas, especialmente o teto e em áreas secas que não exigem manutenção constante. ...
  2. Tinta acrílica. Diferentemente do látex, ela possui resinas acrílicas. ...
  3. Esmalte sintético. ...
  4. Tinta a óleo.

Quais as desvantagens das tintas?

  • necessidade de aplicação em várias camadas;
  • preço elevado, dependendo do tipo de tinta;
  • cheiro forte, dependendo do tipo de tinta;
  • secagem demorada;
  • presença de solvente na composição de algumas tintas.

Principais tintas: conheça 6 tipos e suas aplicações

  1. Tinta látex PVA. Feita à base de água, a tinta látex é uma das opções mais comuns e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja do segmento. ...
  2. Tinta acrílica. ...
  3. Tinta epóxi. ...
  4. Tinta esmalte. ...
  5. Tinta superlavável. ...
  6. Verniz.

A diferença entre as duas é que a tinta acrílica tem uma alta impermeabilidade, o que faz que ela seja uma boa opção para ambientes externos e molhados, como cozinha e lavanderia. A tinta acrílica possui um acabamento mais brilhante, mesmo na opção fosca, por isso, fique atento à esse detalhe.

Os materiais usados nessa época eram a têmpera à base de ovo, a encáustica, à base de cera, outra inovação grega, e o afresco parietal, usando pigmentos minerais e vegetais num meio aquoso.

Pelo que consta na história, o chinês Tien-Lcheu, pensador e filósofo, em 2607 a.C., criou uma mistura com fuligem de madeira de pinho, óleo e gelatina obtida da pele de um animal. O resultado foi um líquido mais escuro, que era destinado à marcação em pedras e papel. Por isso, ele é considerado o criador da tinta.

Matérias Primas
As Resinas. Os Solventes (orgânicos e inorgânicos) Os Pigmentos. Os Aditivos.

Elas são constituídas por quatro componentes principais: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos. Com a secagem, também conhecida como processo de cura das tintas, forma-se um filme aderente ao substrato, local onde a tinta foi aplicada, e esse filme tem o objetivo de proteger e decorar o ambiente.

As cores podem ser formadas por meio da pigmentação e por meio da luz. Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.