Qual é a utilidade de planisfério celeste?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Esse instrumento é de grande utilidade como auxiliar na localização dos astros. Geralmente os planisférios mostram todas as estrelas mais brilhantes do céu; a Lua, o Sol e os planetas não aparecem nele, pois esses astros mudam de posição em relação às estrelas em poucas semanas.

A palavra planisfério (latim planisphaerium) foi originalmente utilizado no segundo século por Ptolomeu para descrever a representação de uma Terra esférica por um mapa desenhado no plano. Esse uso continuou no Renascimento: por exemplo Gerardus Mercator descreveu em seu mapa de 1569 como um planisfério celeste.

Carta Celestial é amuleto para longevidade
Escrita pelo pai, durante a Guerra do Paraguai, a mensagem hoje é difundida na cidade e distribuída para quem tem fé e acredita na mensagem. “Essa carta salvou ele de tudo que era ruim durante a guerra”, garante Dona Hilda.

Texto acompanhado por planisfério que mostra a representação das linhas imaginárias principais, continentes, oceanos, localização do Brasil no mundo e hemisférios da Terra.

O Planisfério é o mapa que representa toda a superfície do planeta Terra, já o Globo terrestre é uma representação que se assemelha à forma real do nosso planeta.

Sua forma é arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo.

O primeiro passo é calcular o Tempo Sideral Local (TSL), em seguida o ângulo horário (AH) de cada uma das estrelas. Com essa informação e conhecendo as coordenadas equatoriais das estrelas e as coordenadas geográficas do observador, podemos calcular as coordenadas horizontais das estrelas e construir a carta celeste.

Por que um planisfério não serve para qualquer latitude
O tamanho das trajetórias diurnas das estrelas, assim como sua orientação em relação ao horizonte, depende da posição da estrela no céu e da latitude do observador na Terra.

constelação da Ursa Maior

A constelação da Ursa Maior é uma das mais famosas e distinguíveis constelações. Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses.

Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais. Em 1930, o céu estrelado foi dividido de forma geométrica em 88 constelações a fim de facilitar suas identificações.

Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação.

O uso de uma carta celeste é extremamente simples e pressupõe apenas que o observador esteja familiarizado ao céu que observa. Um modo bastante intuitivo a que o usuário acompanhe a descrição da carta consiste em realizar sua leitura imaginando-a postada acima de sua cabeça, como paralela ao zênite.

A abóbada celeste ou esfera celeste é uma esfera imaginária, sem raio definido, em volta da Terra que representa a projeção das estrelas como são vistas do nosso planeta. Os astrônomos mais antigos acreditavam que as estrelas estavam a uma mesma distância da Terra, como se estivessem “incrustadas” nessa esfera.

Mapa Celeste: representação do céu utilizada para identificar e localizar estrelas, constelações e galáxias, que já foi amplamente utilizada nas navegações marítimas.

Fazendo o planisfério

  1. Passo 1: Imprima o MOLDE do planisfério em papel sulfite e cole em um pedaço de cartolina.
  2. Passo 2: Corte e faça furos nas pontas de cima e de baixo de cada gomo. Corte um pedaço de cartolina e faça quatro furos.
  3. Passo 3: Passe um pedaço de nylon pelos furos de cima e outro pelos furos de baixo.

A Terra pode ser representada de diversas formas, entre as quais se destacam os mapas e os globos. Além destas, existem também as fotografias aéreas, as imagens de satélite e os ortofotomapas.

O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.

1- Oceanos, mares, rios, lagos, lagoas... 2 - Continentes, países, linhas, oceanos… 3 - Globo terrestre.

globo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Por que a Antártida tem formato diferente no planisfério e no globo terrestre? Porque a superfície esférica do globo precisa ser recortada (e distorcida) para ser representada em um plano.

Diferentemente do globo terrestre, o planisfério não apresenta a forma arredondada do planeta, por isso não é uma representação fiel do formato da Terra. Mas há uma vantagem em usar o planisfério, que é a possibilidade de observar todas as áreas com solo e água em único plano.