Qual é a utilidade da bananeira?

Perguntado por: aquaresma6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Abundante na área rural, a bananeira é uma planta que pode ser aproveitada integralmente – fruta, folhas, tronco e até o “umbigo” (ou “coração”) podem ser usados na produção de artesanato, doces, alimentos para humanos e animais e até como remédio veterinário natural.

Fortalece a imunidade. Não só, sua riqueza em antioxidantes, que são anti-inflamatórios naturais, também ajuda no fortalecimento da imunidade, visto que eles são moléculas que além de prevenir o estresse oxidativo, também previnem processos inflamatórios no corpo, que enfraquecem a ação protetora do sistema imunológico ...

CABELOS: FOLHA DA BANANEIRA é Potente Acelerar o Crescimento dos fios, elimina Caspa e Queda#cabelo.

Mas como a fruta normalmente é priorizada para consumo humano, usa-se o caule e as folhas picados para fornecer para aos animais. “É um vermífugo preventivo, servindo para o controle de parasitas, mas não substitui a vermifugação convencional em casos mais severos de verminose”, explica Passos.

Eliminação do coração e da última penca. Consiste na retirada dos frutos da última penca, deixando-se apenas um fruto na região central, isto possibilita colheita de cachos mais homogêneos, com frutos mais longos e mais grossos, evitando-se a penca refugo, ou reba, de menor valor no mercado.

Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago”, completa Vanderlí.

Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome; É fonte de energia: conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas.

Com benefícios comprovados como:

  • Analgésico.
  • Anti-inflamatórios.
  • Mucolíticos.
  • Expetorantes.
  • Antitussígenos.
  • Antibióticos.
  • Broncodilatadores.
  • Corticóides.

A folha de bananeira consegue segurar os líquidos da comida, sendo o pacote perfeito para cozinhar o que quiser – legumes, peixe, frango. Apesar da folha não ser consumida, ela possui um alto teor de antioxidantes, este antioxidantes são absorvidos pelo alimento junto com o aroma da folha.

A casca da banana é rica em antioxidantes e potássio. Possui também uma substância chamada luteína, que contribui para o aumento da melanina, e o aminoácido triptofano, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina. 2 - É boa para a pele: O tanino presente na casca da banana age como adstringente e antisséptico.

Lave a casca da banana para remover e corte as pontas. Acrescente a casca em água fervente em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Retire do fogo, descarte a casca. Por fim, espere amornar e beba em seguida.

Embrulhe as pontas cortadas num pedaço de pano florido e guarde-as embaixo do travesseiro enquanto dorme; No dia seguinte, enterre o embrulho com as pontas do cabelo, próximo às raízes de uma árvore grande.

Como preparar o coração de bananeira para consumo? Gratinado: cortar o miolo (estrutura branca) em fatias, deixar em repouso em água durante 2 horas. Escorrer, trocar a água e levar à fervura. Repetir o processo até reduzir o sabor amargo.

Autores. De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.

Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. A bananicultura no Brasil também desenvolve um papel social importante.

É fonte ainda de vitamina B6, capaz de estimular a criação – ou síntese – de novas células. O consumo diário de banana também contribui para sua saúde cardíaca, por ser um alimento rico em potássio e magnésio. Estudos divulgados indicam que os níveis de potássio podem ter relação com a saúde do coração.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

A banana mais rica em vitamina C é a ouro
A banana prata, a banana figo e a banana maçã são os 3 tipos com maior teor de vitamina C.

Banana com canela: aposte nessa combinação!
A canela é um alimento termogênico, ou seja, acelera o funcionamento do metabolismo. Também estimula as defesas do organismo e melhora a circulação e a energia mental. A banana com canela ajuda a emagrecer, reduz o estresse e dá um reforço para desenvolver a musculatura.

Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

Procure consumir uma a três bananas por dia para melhorar sua saúde digestiva. As bananas contêm probióticos que fornecem nutrientes para as bactérias boas presentes no trato digestivo, o que, com o consumo regular, deixa o seu microbioma mais saudável.